A hortelã ou menta é uma planta que cresce em todas as partes do mundo, mas como a maioria das plantas medicinais, tem sua origem na região do Mediterrâneo e foi o Império Romano o responsável por transportar essa erva para vários lugares. Em seguida, disseminou-se pelo mundo tornando-se uma erva muito popular, graças aos seus benefícios e suas várias propriedades medicinais.
A planta de hortelã é de fácil propagação através de suas hastes ramificadas. Pode alcançar até meio metro. Suas flores são violetas ou brancas.
Propriedades da hortelã.
A composição da hortelã faz com que seja uma planta com propriedades saudáveis relevantes para o nosso corpo, especialmente para o sistema respiratório e digestivo.
De fato, apenas seu aroma tem a qualidade de resfriar as vias aéreas e, como resultado, estimular o apetite.
Com relação ao sistema respiratório, a gripe e outras afecções relacionadas as vias respiratórias, é recomendado consumir hortelã porque contém ácido ascórbico que facilita a expulsão em grande escala do muco.
Em casos de doenças como a asma ou outras condições que levam a episódios de tosse, a menta ou hortelã possui um composto orgânico que atua como um eficaz antitussígeno natural.
Benefícios de hortelã ou menta.
- Suas folhas contém componentes benéficos para o coração e geralmente para o resto do sistema cardiovascular, contribuindo para uma adequada circulação sanguínea.
- Esta planta é comumente utilizada devido às suas propriedades para o tratamento de cólicas, náuseas e até para regular o vômito.
- As suas folhas podem ajudar a melhorar dores de cabeça e tonturas.
- Contém grandes quantidades de minerais e vitaminas, principalmente em suas folhas, e estes contêm propriedades que são de grande relevância no processo digestivo.
- Uma e suas propriedades mais populares é devido ao seu alto teor de mentol que ajuda a limpar as vias aéreas.
- O mentol que contêm em suas folhas também trabalha para combater as dores musculares.
- As folhas de hortelã contêm propriedades antissépticas que são úteis para refrescar a respiração, matando as bactérias.
Usos da hortelã.
Seu uso é muito simples, basta colocar 4 colheres de sopa de hortelã fresca cortada em quatro xícaras de água fervente. Deixe esfriar, coe e mantenha na geladeira. Este líquido é usado como um enxaguante bucal caseiro para combater o mau hálito.
Se tiver gripe, uma boa maneira de tentar descongestionar o nariz é colocar algumas gotas de óleo essencial caseiro de hortelã em uma esponja, deixar no chão do chuveiro ou banheira na hora do banho e tomar banho com água quente. Ver também: REMÉDIOS CASEIROS PARA GRIPES E RESFRIADOS.
Quando o vapor do chuveiro se une ao óleo de hortelã, se sentirá o alívio. Este remédio também pode funcionar para melhorar a bronquite.
Lembre-se de consultar com seu médico antes de utilizar qualquer tratamento medicinal.
Referências:
https://ecoinventos.com/beneficios-usos-propiedades-medicinales-menta/