Para quem deseja ter sua própria horta urbana, mas não dispõe de espaço em sua casa para montá-la, a horta vertical pode ser uma ótima alternativa para a falta de espaço, podendo se preparar uma horta para cultivar verduras ou hortaliças.
Aqui estão selecionadas e compartilhadas algumas ideias práticas sobre como cultivar suas culturas de forma vertical em pouco espaço. Poderão ser usados diferentes recipientes de plástico, madeira ou metal que estejam disponíveis no momento.
Ao se construir uma horta vertical, se verá o quanto é fácil cultivar os seus próprios vegetais e quanto espaço se pode economizar para outros fins.
Desse modo, esta nova alternativa facilita a produção própria de alimentos em ambientes em que a disponibilidade de solo é pequena, seja por sua deterioração física ou por sua pequena extensão. Dada a intensa atividade humana exercida atualmente nas cidades, a limitação de espaços é muito evidente.
Com relação ao que se pode cultivar, há várias opções de verduras ou hortaliças como tomate cereja, coentro, alface, couve, cebolinha, hortelã, manjericão, espinafre, rúcula, pimentão, pimenta, gengibre e alho, além de plantas aromáticas e medicinais que podem ser cultivadas no jardim vertical.
Para quem deseja cultivar uma horta em casa pode-se obter além dos próprios vegetais muitos outros benefícios: ajuda a descontrair; cria espaços verdes; fornece as hortaliças, flores ou plantas medicinais que costumamos comprar no mercado, além de se ter uma dieta com mais vegetais e proporcionar uma ajuda à economia familiar. Qualquer espaço é válido: no quintal, varanda ou terraço pode ser combinado um jardim de flores, plantas ornamentais com uma horta urbana de plantas comestíveis.
O livro “Minha Horta –Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios”, com fornece as orientações necessárias para implantar sua horta em casa como: Benefícios; Opções: horta em canteiros, vasos ou vertical; Como implantar: o solo ou substrato; Semeadura; Transplante e plantio; Adubação; Irrigação; Tratos culturais: amontoa, tutoramento e podas; Doenças e pragas: identificação com imagens e controle com receitas de fungicidas e inseticidas caseiros; e Procedimentos para cultivar as 14 hortaliças mais comuns.
Em seguida serão apresentadas algumas sugestões para construção de hortas verticais.
Horta vertical reutilizando garrafas de plástico amarradas com cordas.
Horta vertical de madeira pendurada com cordas.
Horta vertical usando um canal de plástico.
Horta vertical em tubo de PVC.
Horta vertical de madeira com 4 faces.
Horta vertical torres de vasos plástico.
Referências:
http://www.agroalimentando.com/nota.php?id_nota=3787