Se você deseja ter sua própria horta doméstica, seja em quintais, jardins, jarros ou hortas verticais para cultivar hortaliças, aqui estão selecionadas e indicadas as hortaliças mais consumidas e como é fácil cultivar os seus próprios vegetais em pequenos espaços.
Com relação ao que se pode cultivar em horta doméstica, há várias opções de verduras ou hortaliças como alface, rabanetes, morangos, tomate cereja, cebolinha, espinafre, pimentões e pimentas, acelga, aromáticas e medicinais (salsa, rúcula, manjericão, hortelã, orégano, coentro, erva-cidreira).
Para quem deseja cultivar uma horta em casa pode-se obter além dos próprios vegetais muitos outros benefícios: ajuda a descontrair; cria espaços verdes; fornece as hortaliças, flores ou plantas medicinais que costumamos comprar no mercado, além de se ter uma dieta com mais vegetais e proporcionar uma ajuda à economia familiar.
Qualquer espaço é válido: no quintal, varanda ou terraço pode ser combinado um jardim de flores, plantas ornamentais com uma horta urbana de plantas comestíveis. Quando as hortaliças forem plantadas através de sementes, estas poderão ser retiradas dos seus próprios frutos ou adquiridas em lojas do ramo.
Hortaliças de grande consumo indicadas para cultivo em horta doméstica:
Alface
É uma verdura que tem bom desenvolvimento em casa, cresce rapidamente e se adaptam perfeitamente aos diversos meios de plantio, jardins, jarros e hortas verticais.
Pode-se plantar as sementes diretamente no solo, colocar 3 sementes e, quando estiverem com 5 a 8 cm, deixe apenas uma planta.
Uma opção é coletar apenas as folhas de que se vai consumir. Desta forma, a planta vai durar muito mais tempo. Após retirada as folhas podem-se também cortar e plantar o talo.
Rabanetes
Plantar rabanetes em casa também é muito simples. As sementes são semeadas diretamente no solo. O espaçamento entre plantas deve ser de 10 cm entre linhas e 5 cm entre plantas.
Morangos
As plantas de morango podem ser consumidas diretamente da planta.
Ponha uma planta de morango por vaso ou no canteiro separada 30 a 40 cm. Quando eles emitirem estolões (brotações), estes quando atingirem 5 cm ou mais, podem ser transplantados para que se enraíze e, assim, esteja reproduzindo novas plantas.
Tomate cereja
Os tomates desta variedade crescem muito bem em todos os ambientes quintais, jardins, jarros ou hortas verticais.
Quando a planta crescer e começar a frutificar, é recomendado amarrar os galhos em um tutor para que não se quebrem devido ao peso.
Cebolinha
Seu cultivo, normalmente, é feito por meio de mudas. As cebolinhas crescem em qualquer ambiente quintais, jardins, jarros ou hortas verticais. Quando plantadas em canteiros as mudas devem ser plantadas distantes 7 cm uma da outra e, em fileiras, distantes 40 cm. Como plantar as mudas: a) Adquira um maço de cebolinha com raízes; b) Corte-o, aproximadamente, 5 cm acima das raízes e plante. Quando em vaso não precisa ser grande já que a cebolinha não cria raízes muito profundas.
Corte a cebolinha sempre na base, isso evitará o secamento das hastes e uma brotação mais sadia.
Espinafre
Podemos plantá-los diretamente no solo. Também se adaptam perfeitamente aos diversos meios de plantio, jardins, jarros e hortas verticais. Assim como as alfaces, uma opção é coletar apenas as folhas de que se vai consumir. Desta forma, a planta vai durar muito mais tempo.
Pimentas e Pimentões
Retire as dementes dos frutos ou adquira as sementes comercializadas em casas do ramo. Após plantadas as sementes, a germinação ocorrerá de 10 a 15 dias após o plantio e as mudinhas devem ser transplantadas para o lugar definitivo quando apresentarem cerca de 6 folhas, de 40 a 60 dias após a semeadura.
Acelga
Para o cultivar a acelga recomenda-se colocar de 2 a 3 sementes por cova, já no local definitivo
Aromáticas e medicinais
Salsa, rúcula, manjericão, hortelã, orégano, coentro, erva-cidreira. Todas estas plantas podem ser cultivadas facilmente em ambientes urbanos: quintais, jardins, jarros ou hortas verticais. Realmente é um luxo ter toda essa variedade de plantas aromáticas em casa.
Para uma boa condução da horta doméstica é recomendável observar:
Luminosidade: as hortaliças necessitam de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente;
Solo: cultive de preferência em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica não sujeitos a encharcamento;
Irrigação: as hortaliças devem ser irrigadas com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.
Se você gostou veja também o livro “Minha Horta –Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios”, com fornece as orientações necessárias para implantar sua horta em casa como: Benefícios; Opções: horta em canteiros, vasos ou vertical; Como implantar: o solo ou substrato; Semeadura; Transplante e plantio; Adubação; Irrigação; Tratos culturais: amontoa, tutoramento e podas; Doenças e pragas: identificação com imagens e controle com receitas de fungicidas e inseticidas caseiros; e Procedimentos para cultivar as 14 hortaliças mais comuns.