gato

Riscos causados por gatos em fazendas de produção

Muitos produtores rurais usam gatos para controlar roedores nas fazendas. Esses animais parecem ser uma boa maneira de limitar a perda de culturas e reduzir outros danos causados pelos roedores. Infelizmente, os gatos trazem riscos próprios. Os gatos são o único hospedeiro de ciclo completo de um parasita protozoário chamado Toxoplasma gondii (T. gondii ou ‘toxo’).

As regras de segurança requerem medidas necessárias para impedir a introdução de perigos conhecidos e previsíveis em produtos da agricultura. As regras exigem especificamente uma avaliação das áreas de produção para evidenciar uma possível contaminação e avaliar se os produtos diante de uma probabilidade de contaminação podem ser colhidos ou não. Isso inclui também a observação de animais em áreas de manuseio, como uma estufa ou galpão de embalagem (packhouses).

O Center for Disease Control (CDC) estima que mais de 40 milhões de pessoas nos EUA carregam T. gondii, muitas sem sintomas óbvios. Segundo o CDC, a toxoplasmose, a doença causada por uma infecção por T. gondii, pode ferir os fetos de mulheres grávidas, causando danos cerebrais, perda auditiva e cegueira no feto. Além dos riscos especiais para as mulheres grávidas, a toxoplasmose pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e, às vezes, pode interagir com a doença ocular com perda progressiva da visão ou cegueira.

O protozoário T. gondii geralmente se espalha infectando animais de sangue quente. Os animais adquirem o parasita bebendo água infectada ou comendo no solo ou comida contaminada com fezes de gato. Os seres humanos podem adoecer por comer carne crua ou mal cozida de animais com uma infecção ativa. Quando o T. gondii infecta a maioria dos animais, nenhuma estrutura reprodutiva ou oocisto é criada. Nos gatos, esses oocistos são criados e eliminados. Assim, enquanto a maioria dos animais pode transportar o patógeno como uma infecção, os gatos servem como hospedeiro reprodutivo.

Pesquisas sugerem que cerca de 25% dos gatos carregam T. gondii. Alguns gatos são mais infecciosos que outros. Quando os gatos são infectados pela primeira vez com o parasita, eles eliminam seus oocistos infecciosos, ou “óvulos”, pelas primeiras duas semanas. Depois disso, eles carregam o parasita com eles, mas não eliminam os oocistos. Esses oocistos podem persistir no solo e na água por mais de um ano. Se o solo ou a água contaminada com oocistos estiverem em produção e os produtos não forem lavados, os cistos podem ser comidos e uma pessoa pode contrair a doença. Produtos contaminados, água e outras superfícies de contato com alimentos podem levar a contaminação adicional do produto por meio de contaminação cruzada.

Pesquisas descobriram que o T. gondii está presente em produtos em lojas de varejo com a mesma frequência que outros parasitas transmitidos por alimentos. Outros estudos apontam para ocorrências de até 10% na produção de amostras colhidas em lojas e hortas domésticas. Indivíduos que lidam regularmente com produtos não lavados, como trabalhadores da colheita, têm um risco elevado de infecção por toxoplasmose. Foi demonstrado que oocistos de T. gondii se ligam a frutas macias como framboesas e mirtilos e mantêm a infecciosidade em doses baixas por longos períodos de tempo.

Pesquisas recentes sobre toxoplasmose mostraram que o protozoário pode se espalhar facilmente pela água. A regra de segurança exige a inspeção e manutenção de fontes de água, sistemas de distribuição, instalações e equipamentos agrícolas para minimizar os riscos conhecidos ou razoavelmente previsíveis. Nas situações em que uma fazenda utiliza más práticas de higiene, o parasita pode contaminar poços rasos. Manter os gatos fora das áreas onde eles podem acessar as fontes de água ajudará a reduzir a propagação potencial da toxoplasmose através da água para produtos frescos.

Principais recomendações para controle dos gatos na fazenda.
  • Mantenha os gatos fora das áreas de produção, como campos e casas de embalagem (packhouses).
  • Pratique uma boa higiene antes de entrar nas áreas de produção, por exemplo, sapatos limpos, roupas limpas, mãos lavadas.
  • Exclua gatos de áreas de cabeças de poço de abastecimento de água.

Ver também A SAÚDE DO SOLO COMO UM ECOSSISTEMA VITAL PARA OS VEGETAIS E ANIMAIS.

Referências:

Este artigo foi publicado pela Michigan State University Extension. Para mais informações, visite https://www.canr.msu.edu/news/risks-posed-by-cats-on-produce-farms

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.