Comer frutas secas ou nozes previne ataque cardíaco e derrame cerebral
Comer frutas secas ou nozes pelo menos duas vezes por semana está associado a um risco 17% menor de morte por doenças cardiovasculares, de acordo com pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia ESC 2019, realizado em Paris em conjunto com o Congresso Mundial da especialidade.
Estudos europeus e americanos ligaram as nozes à proteção cardiovascular, mas há evidências limitadas na região do Mediterrâneo Oriental.
Este estudo examinou a associação entre o consumo de nozes e o risco de doenças cardiovasculares e morte na população iraniana. Um total de 5.432 adultos com mais de 35 anos sem histórico de doenças cardiovasculares foram selecionados aleatoriamente em áreas urbanas e rurais dos condados de Isfahan, Arak e Najafabad.
O consumo de frutas secas, incluindo nozes, amêndoas, pistache, avelãs e sementes, foi avaliado em 2001 com um questionário de frequência alimentar validado.
Os participantes ou familiares foram entrevistados a cada dois anos até 2013 sobre a existência de eventos cardiovasculares e óbito. Os resultados específicos investigados foram doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, doença cardiovascular total, morte por qualquer causa e morte por doença cardiovascular.
“As nozes, além de excelente fonte de gorduras insaturadas, contêm proteínas, minerais, vitaminas, fibras, fitoesteróis e polifenóis que beneficiam a saúde do coração”.
Durante um acompanhamento médio de 12 anos, ocorreram 751 eventos cardiovasculares (594 doenças coronárias e 157 derrames), 179 mortes cardiovasculares e 458 mortes por todas as causas.
Comer nozes duas ou mais vezes por semana foi associado a um risco 17 por cento menor de mortalidade cardiovascular em comparação com o consumo de nozes uma vez a cada duas semanas. A conexão era forte mesmo após o ajuste de fatores que poderiam influenciar na relação, como idade, sexo, educação, tabagismo e atividade física.
As diretrizes da ESC recomendam 30 gramas de nozes sem sal por dia como uma das características de uma dieta saudável, embora observem que a densidade energética das nozes é alta.
“Nozes cruas frescas são as mais saudáveis”, acrescenta o Dr. Mohammadifard. “Elas devem ser frescas porque as gorduras insaturadas podem oxidar nas nozes velhas, tornando-as prejudiciais. Você pode dizer se as nozes estão velhas pelo cheiro de tinta e gosto amargo ou azedo.”
Ver também: CINCO RAZÕES PARA COMER MAIS FRUTAS CÍTRICAS.
Referências:
Fonte: https://www.ecoticias.com
Deixe uma resposta