distribuição de esterco no campo

O uso do esterco da pecuária intensiva na agricultura

Com a ampliação das criações intensivas de gado e aves, o esterco produzido nessas criações tem aumentado na mesma proporção. Do mesmo modo tem ocorrido um crescimento em grande escala das fazendas de exploração da agricultura empresarial.

Esse fato fez com que fosse substituído muitas das pequenas fazendas familiares que tradicionalmente produziam conjuntamente agricultura e pecuária que usam o esterco como fertilizante para aumentar o rendimento das culturas agrícolas.

De outra parte observa-se que o grande volume do esterco produzido nas criações intensivas de gado e aves não está tendo o seu correspondente aproveitamento nas fazendas de exploração da agricultura empresarial.

A produção em grande escala criou explorações agrícolas e pecuárias eficientes e de alto rendimento, mas também cortou uma relação simbiótica de longa data em que os nutrientes criados pelo esterco tinham usos produtivos.

Embora algumas fazendas de criação de animais normalmente usem algum esterco na produção de forragens e culturas agrícolas, grande parte dessas não tem área suficiente para usar todo o esterco. O excedente pode representar uma ameaça ambiental para a qualidade do ar e da água. No entanto, o esterco contém fósforo e nitrogênio, nutrientes essenciais para muitas safras que agora são fornecidas por fertilizantes comerciais.

Uma alternativa é reconectar a produção agrícola e pecuária em grande escala para que mais esterco possa ser usado para fertilizar mais plantações. Na prática seria a promoção de tecnologias e sistemas de gestão que recolhesse e utilizasse o esterco dos animais e resultando na formação de solos saudáveis e garantindo bons rendimentos para as culturas agrícolas. Dependendo das análises física e química dos solos, o esterco poderá preencher as deficiências de nutrientes e substituir os fertilizantes químicos.

Esterco curtido.

O esterco a ser aproveitado nas culturas deve ser curtido, pois ele fresco tem altas concentrações de nitrogênio e por isso, se for usado diretamente no solo, pode queimar as plantas.

Uma das formas mais simples de curtir o estrume de gado, é formar uma pilha com o material e umedecer diariamente. A cada dois dias, é importante revirar o material, e, assim que passarem 30 dias, ele já estará pronto para aplicação. Já o esterco de galinha leva de três a seis meses para ficar pronto para uso.

Utilização de esterco líquido.
distribuidor de esterco líquido
Distribuidor de esterco.

Objetivando uma maior eficiência e praticidade na aplicação do esterco na agricultura há a opção da homogeneização e liquefação do esterco. Neste método há a necessidade da construção de tanques para coleta, tratamento e homogeneização do esterco líquido proveniente da limpeza das instalações. Os dejetos (fezes + urina) e os resíduos da alimentação são diluídos em água na proporção de 1:1 ou menos, de modo que a concentração de sólidos seja 12% para que possam ser utilizado em sistemas de irrigação através de equipamentos especiais.

As principais vantagens significativas deste sistema é a redução da utilização de mão-de-obra e a economia de insumos agrícolas comerciais (adubos químicos, calcário), além da conservação e melhoramento da fertilidade do solo.

Homogeneização e distribuição do esterco no campo

Há disponíveis no mercado de máquinas agrícolas, equipamentos projetados para homogeneizar materiais líquidos e pastosos, em camadas superficiais e profundas dos reservatórios de resíduos orgânicos. Tal procedimento facilita o carregamento dos dejetos para a preparação de fertilizante orgânico.

A operação de homogeneização possibilita a diluição de micro e macro nutrientes existentes na compostagem de dejetos orgânicos. O processo varia em tempo de operação; as dimensões do reservatório e o estado do material a ser homogeneizado. O equipamento reduz esforços físicos, economiza mão de obra e otimiza tarefas, pois acoplado ao trator de forma simples e rápida.

Para aplicação do esterco no campo há disponibilizado no mercado de equipamentos agrícola, máquinas distribuidores de esterco sólidos ou líquidos atreladas a tratores.

Na efetivação do processo do aproveitamento dos excedentes de esterco é necessária uma logística de transporte eficiente para que o uso dos excedentes  seja viabilizado para as áreas de pastagens e lavouras.

Ver também: ADUBOS ORGÂNICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A AGRICULTURA ECOLÓGICA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.