hidropônica e orgânica

Culturas hidropônicas e orgânicas: conheça as diferenças

Existe uma grande diferença entre as culturas hidropônicas e as culturas orgânicas tradicionais. Uma cultura hidropônica, como o próprio nome indica, tem o único requisito de que a terra esteja ausente como meio de cultivo e uma cultura orgânica, tem como requisito, que todas as matérias-primas utilizadas para o cultivo sejam de origem puramente natural e que seja isenta de processamento com substâncias nocivas ou com energia proveniente de recursos fósseis.

No entanto, existem diferenças ainda maiores quando se observa como os dois tipos de culturas são cultivados atualmente. A cultura hidropônica é realizada colocando as plantas em recipientes, com suas raízes em contato direto com uma solução nutritiva ou suportadas por um meio de cultivo inerte (rochas perlita, casca, vermiculita etc.), onde a solução nutritiva é preparada com sais inorgânicos de alta pureza sintetizada industrialmente. Também é reciclada e contém todos os nutrientes que a planta precisa para o seu desenvolvimento. Os objetivos das culturas hidropônicas são: alta produção, homogeneidade, reprodutibilidade e alta densidade de plantio.

Uma cultura orgânica tradicional tem o princípio de estabelecer um desenvolvimento sustentável entre a terra e o agricultor. Portanto, uma cultura orgânica está focada em manter e promover o desenvolvimento de toda a simbiose entre microrganismos e plantas presentes de maneira natural no solo e que reduzem o uso de técnicas tradicionais de cultivo. A ideia é promover essas interações através da adição de substâncias naturais ao solo que de maneira contínua aumentem sua fertilidade. A técnica orgânica usa tanta água quanto a cultura tradicional, com o benefício adicional de um relacionamento amigável entre o produtor e o meio ambiente.

No entanto, as definições de ambos os tipos de culturas não são excludentes. Pode haver uma forma de cultivo que não utiliza o solo, mas que incentiva a criação de simbiose entre a planta e os microrganismos por meio de substâncias naturais. É então que surge a ideia de cultivo hidropônico-orgânico, que busca um alto rendimento nas lavouras com uma relação amigável entre o meio ambiente e o produtor.

Se você gostou deste artigo, ver também: AGRICULTURA URBANA: COMO PRODUZIR 6 TON. DE ALIMENTOS EM 163 M2CULTURAS GENETICAMENTE MODIFICADAS PODEM COEXISTIR COM ORGÂNICAS?.  Compartilhe-o nas redes sociais. Obrigado!

Referências:

https://agroalimentando.com/nota.php?id_nota=6510

 

Um comentário em “Culturas hidropônicas e orgânicas: conheça as diferenças”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.