A Organização da Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) destaca a importância da biotecnologia para produção de alimentos de forma sustentável para uma população em constante crescimento. Em seu site dedica uma seção especial a biotecnologia em que destaca o seu valor assim como que o desenvolvimento nesta área terá que se concentrar mais no fornecimento de benefícios aos pequenos agricultores, produtores e consumidores.
Nesta linha, a FAO diz que “quando se integra devidamente com outras tecnologias para a produção de alimentos, produtos e serviços agrícolas, a biotecnologia pode ser uma ajuda importante para satisfazer as necessidades de uma população em expansão e cada vez mais urbanizada”.
“A biotecnologia é aplicada cada vez mais na agricultura, na pecuária, na silvicultura, na pesca, na aquicultura e na agroindústria para aliviar a fome e a pobreza, contribuir para a adaptação às alterações climáticas e manter a base dos recursos naturais” reconhece a FAO.
A biotecnologia é muito mais do que os Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Ela abrange uma ampla gama de tecnologias tradicionais e de vanguarda.
Além disso, chama a atenção para a necessidade de otimizar o desenvolvimento rural “em vista das mudanças climáticas e outros fatores que ameaçam os recursos naturais, como a biodiversidade, terra e água, que são essenciais para a produção de alimentos e a agricultura, incluindo a silvicultura e pesca “.
Neste cenário, a FAO adoptou o compromisso de promover o impulso da biotecnologia e da optimização do seu valor, com as seguintes medidas:
- O assessoramento jurídico e técnico. A FAO já prestou assistência a Bangladesh, Paraguai e Sri Lanka no desenvolvimento de suas políticas e estratégias nacionais de biotecnologia.
- A ajuda para desenvolver suas habilidades em biotecnologias agrícolas através da cooperação técnica e treinamento.
- O acesso à informação de alta qualidade, atualizada, equilibrada e com base científica (conteúdos digitais, conferências via internet, e-mails ou newsletters).
- A prestação de um fórum neutro para discutir questões técnicas e de políticas relacionadas com a biotecnologia.
Fonte: FAO