O abacate é uma fruta da família Lauraceae, de nome científico Persea americana originária da América Central. É muito popular e consumida em muitos países do mundo, especialmente na América Latina. O abacate tem muitas propriedades e benefícios para a saúde.
O abacate é normalmente encontrado nas cores marrom avermelhado, amarelo ou verde. Tem a forma de uma pera e um sabor muito agradável, perfeito para acompanhar muitos pratos no mundo. Uma das crenças populares e equivocadas sobre o abacate é que sua gordura é “prejudicial” para a saúde, afirmação totalmente falsa. Na verdade, sabe-se que os atletas dependem de abacates como um suplemento alternativo para as suas exigentes atividades.
A realidade é que o abacate é benéfico para todos, para aqueles que têm que trabalhar, para as crianças, mulheres grávidas e idosos. Esta fruta contém altos níveis de saudável ácidos graxos Omega 3, juntamente com outros minerais e vitaminas.
O abacate apresenta também outras vantagens na medida em que pode ser consumido cru, quer com salada, vegetais ou mesmo isoladamente, facilitando a sua adaptação à dieta rotineira.
Benefícios do abacate.
Esta fruta promove o crescimento e reparação da massa muscular, por isso, é popular entre os atletas, isso graças à sua contribuição de proteínas, potássio, zinco e muito mais. É rico em potássio, apresentando uma concentração que é equivale ao dobro a da banana.
Os abacates nos saciam e nos ajudam a perder peso.
É recomendo no mundo como um anti-inflamatório das articulações, especialmente em casos de artrite e reparação das cartilagens graças aos seus ácidos benéficos e a vitamina E. O abacate também pode ser usado para controlar o apetite e as ânsias de comer, pois proporciona fibras solúveis e insolúvel que nos fazem sentir satisfeito.
O abacate é rico em ácido fólico.
Devido à sua elevada percentagem de ácido fólico, é recomendado sua ingestão em mulheres grávidas, pois isso traz grandes benefícios no processo de formação do feto e ajuda a minimizar o risco de malformações.
Abacates são bons para o coração.
Para o coração, o abacate oferece gorduras saudável e vitamina E em grandes quantidades. Exatamente o que se precisa para prevenir doenças cardíacas e ajudar a manter este órgão vital em boa forma e cheio de força.
Reduz o colesterol.
Abacate também é perfeito se a intenção é reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. Como adicional para executar essas duas tarefas, também pode aumentar até 11% o colesterol HDL, ou seja, o bom.
Ajudam a absorção de outras frutas e legumes.
As gorduras que fazem parte do abacate podem ajudar o organismo a absorver os nutrientes provenientes de outros vegetais. As gorduras do abacate ajudam a alavancar a absorção de antioxidantes entre 2 a 15 vezes, por isso é um parceiro perfeito para saladas e outros pratos com produtos hortícolas.
Um poderoso antioxidante.
Graças a isso, abacate serve como um complemento estético, atacando as causas do envelhecimento e do início do aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento, tanto graças à sua capacidade para ajudar a aproveitar os antioxidantes ou diretamente no rosto como uma máscara.
O sistema imunológico é igualmente fortalecido com o consumo de abacate devido ao aporte de carotenoides e de luteína, que são compostos que servem como antioxidantes.
Tratamento do trato gastrintestinal.
Em alguns países, as sementes de abacate são utilizadas no tratamento de disenteria e outros problemas relacionados com o trato gastrointestinal. Os compostos fenólicos encontrados nas sementes podem prevenir doenças causadas por bactérias e vírus.
Antibiótico natural.
Nas sementes encontramos um antibiótico natural. Alguns estudos realizados mostraram que utilizando as sementes de abacate se inibem uma variedade de agentes patogênicos, incluindo Cândida e o mosquito que transporta a doença tropical da febre amarela.
Abacates melhoram a função cerebral.
Contribuem para um fluxo sanguíneo saudável e reduzem a pressão arterial.
Cabelo brilhante.
As sementes de abacate têm um óleo natural que é semelhante ao azeite de oliva. Este óleo é usado para fins cosméticos e um dos seus benefícios é fornecer brilho ao cabelo, assim como para evitar a caspa.
Ajuda a combater a celulite.
Uma maneira de ajudar a eliminar a celulite é preparando um purê de abacate e depois aplicá-lo nas áreas afetadas. A receita de abacate para a celulite seria:
Ingredientes: 4 sementes de abacate, uma jarra de vidro, azeite de oliva.
Preparo: descasque e rale as sementes; coloque as sementes raladas num frasco de vidro e despeje o azeite de preferência de oliva, mas também pode usar azeite de amêndoas ou óleo de girassol. Coloque a jarra em um lugar escuro por três dias, removendo todos os dias. Ao passar 3 dias, coe e conserve na geladeira. Aplique regularmente na região a ser tratada.
Por esta e outras razões, concluímos que o abacate deve ser uma parte importante de uma dieta saudável e equilibrada. Não perca a próxima vez que você preparar seu prato, seu corpo e sua família vai agradecer.
O que ingerimos quando comemos abacate.
- Compostos bioativos: Contém fitoesteróis, luteína e compostos fenólicos.
- Potássio: Ajuda a controlar a hipertensão.
- Vitamina E: Vitamina lipossolúveis com efeitos antioxidantes que exerce efeito protetor sobre as doenças cardiovasculares e o câncer.
- Vitamina B6: Essencial para o funcionamento normal dos sistemas nervoso e imunológico.
- Ácido fólico: Vital na prevenção de doenças congênitas no embrião.
- Fibra: Contém fibras solúveis e insolúveis. Tem o efeito de saciedade e previne a constipação, ajuda a controlar a diabetes.
- Ácidos graxos monoinsaturados: Nutrientes que fazem a diferença com respeito a outras frutas. O abacate é um alimento rico em gorduras, principalmente monoinsaturada (tipo oleico), portanto de elevado teor energético. Consumindo esse tipo de gordura ajuda a diminuir o colesterol LDL e triglicerídeos, quando substituem na dieta as gorduras saturadas, contribuindo assim para prevenir as doenças cardiovasculares.
Precauções ao consumir abacate.
- Dietas de baixa caloria: Pessoas que seguem estas dietas devem limitar o consumo de abacates por causa de seu alto teor de gordura.
- Insuficiência renal: É contraindicado por causa de seu alto teor de potássio.
- Alergias ao látex: O abacate pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, especialmente aquelas que são alérgicas ao látex.
Receitas com abacate.
Receita de macarrão com abacate.
Uma receita muito fácil e simples de fazer com menos de 20 minutos de preparação, irá melhorar o sabor de sua massa e a fará super saborosa.
Ingredientes:
– 350 gramas de espaguete
– 2 abacates maduros, cortados ao meio, sem sementes e sem pele
– ½ xícara de folhas de manjericão fresco
– 2 dentes de alho
– 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora
– Sal e pimenta do reino (a gosto)
– 1/3 xícara de azeite de oliva
– 1 xícara de tomate cereja cortados ao meio
– ½ xícara de grãos de milho, escorrido e enxaguado
Em uma panela de água fervente com sal, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem ou como você está normalmente acostumado a isso; em seguida, escorra bem.
Para fazer o molho de abacate:
- Misture o abacate, manjericão, alho e sumo de limão em um recipiente dentro de um multiprocessador de alimentos (outra opção é usar o liquidificador). Tempere com sal e pimenta a gosto. Com o motor em funcionamento, adicione o azeite em um fluxo lento para emulsionar; reserve.
- Em uma tigela grande, misture a massa, o molho de abacate, tomate cereja frescos e milho.
- Esta receita é um substituto perfeito para o creme comum ou a manteiga. A cremosidade de um pouco de óleo de oliva, o suco de limão, o manjericão fresco e o saboroso abacate fazem deste um acompanhamento ideal.
Salada com abacate.
Ingredientes:
– 1 abacate picado em cubos pequenos
– 1 e 1/2 limões (suco)
– 3 tomates picados em cubos sem as sementes
– 1 colher de café de sal
– 1 cebola de cabeça bem picada
– Molho de pimenta a gosto
– Folhas de 2 pés de alface
Modo de preparo:
- Misturar o abacate com o suco de limão, a cebola, os tomates e o molho de pimenta
Levar para gelar
- Misturar o sal somente quando for servir (porque a salada fica aguada se misturar antes)
Servir acompanhadas de folhas de alface. Fica ótima com bife de contra filé, arroz e feijão branco.
Referência: