irrigação por gotejamento

Irrigação por gotejamento para jardins, jarros e hortas urbanas

A irrigação por gotejamento para jardins, jarros e hortas urbanas proporciona diversas vantagens, destacando-se a economia de água, ao dosar a quantidade correta de água de acordo com as necessidades das plantas, a prevenção do encharcamento e da proliferação de mosquitos,  além de possibilitar a sua ausência durante suas viagens.

Durante o ano, é comum que muitos de nós estejamos ausentes de casa por alguns dias, semanas ou meses por diferentes motivos. Para mantermos as plantas interiores e exteriores em condições ótimas durante o tempo que estejamos viajando, a irrigação por gotejamento permite regular o fluxo de água fornecendo a quantidade certa que cada tipo de planta precisa.

Este método simples de irrigação não precisa de energia, e as plantas permanecerão sendo regadas nas mesmas condições habituais. é necessário apenas regular o fluxo para fornecer a água necessária para as plantas, dependendo do tamanho e das necessidades

A seguir segue algumas sugestões de irrigação por gotejamento fácil de fazer e que poderá ser implantado de acordo com a sua escolha e disponibilidade.

  1. Sistema de irrigação por gotejamento com parafusos

Um segundo método de irrigação por gotejamento caseiro seria em preencher uma garrafa com água, fechá-la bem com uma rolha e fazer um pequeno orifício com um parafuso e deixam o próprio parafuso como dosificador. A garrafa seria colocada diretamente de cabeça para baixo no solo, ou pendurada de cabeça para baixo em cima da planta.

  1. Sistema de irrigação por evaporação-condensação:

O terceiro método de irrigação caseiro seria baseado em um sistema de evaporação-condensação, também conhecido como “gotejamento solar”. É tão simples como aproveitar a metade inferior de uma garrafa como um recipiente para água e a metade superior de outra garrafa maior ou uma garrafa que lhe faça de coberta ou estufa. Quando o sol aquece o conjunto, parte da água no recipiente se evapora e o vapor de água ao esfriar contra as paredes da garrafa que cobre o conjunto, pinga e rega o solo abaixo.

irrigação por evaporação e condensação

  1. Irrigação por gotejamento através de estacas gotejadoras

Como recipiente de água, podemos usar qualquer garrafa de plástico. A primeira coisa que temos que fazer é fazer com um pequeno prego furo no fundo da garrafa para servir como suspiro para entrar o ar na medida em que a água for gotejando.

Em seguida, introduzimos os gotejadores reguláveis na garrafa e regulamos o conta-gotas, dependendo da planta a ser irrigada, girando a parte superior do acessório até que a flecha seja colocada na frente do número de fluxo desejado.

Nas lojas de produtos agropecuários ou na internet encontramos para venda gotejadores reguláveis para garrafas pet.

irrigação por gotejamento

  1. Kit completo de irrigação por gotejamento.

No mercado em lojas de produtos agropecuários e através da internet pode ser adquirido um kit completo para irrigação por gotejamento. É de fácil instalação, basta seguir o manual, conectar na torneira e conectar a mangueira.

É de fácil montagem e prático para rega programada, promovendo economia de água.

Possui um temporizador eletrônico para irrigação, é uma maneira simples de automatizar a rega do jardim ou horta. Com ele é possível predefinir a frequência (diária, dia sim/dia não, dois em dois dias ou semanal) e o tempo da irrigação.

irrigação por gotejamento

Considerações finais sobre as vantagens do sistema caseiro de irrigação por gotejamento.
  • Adaptação completa às necessidades de cada planta e espécie.
  • Sem problemas com plantas encharcadas.
  • Economia de água. Nenhuma gota é desperdiçada.
  • Cuidados ambientais: Não há consumo de energia ou perdas de fluxo de água.
  • Perfeito para todos os tipos de plantas e horticultura.
  • Projetado e fabricado por um especialista em jardinagem e paisagismo.

De agora em diante, não teremos que nos preocupar com as plantas, nas nossas ausências. Este sistema irá cuidar da água, gota a gota, por vários dias. Ver também: Horta urbana: como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios.

Deixe uma resposta