mel de abelha

Mel de abelha: principais benefícios deste superalimento

Dor de garganta e gripe são as duas situações mais comuns que nos acomete durante o inverno. Para ambos os casos, um dos segredos medicinais mais utilizados é o mel de abelha com limão. A sabedoria popular assegura que tal infusão tem propriedades antibacterianas, imunoestimulantes e anti-infecciosas.

mel de abelha

No entanto, o mel de abelha não serve apenas para melhorar os estados da gripe e resfriados, este alimento em seu estado natural e orgânico pode oferecer uma série de benefícios para todo o corpo e, portanto, seu consumo é recomendado para todo o ano. Julia Ortiz, diretora do AIEP Health School, e Nelly Schindler, especialista em medicina natural do Gabinete de Medicina Herbal, nos dão uma lista dos 8 benefícios mais destacados deste superalimento:

  1. Mel de abelha ajuda a ter menos dor no caso de artrite, reumatismo ou cãibras musculares, isso devido à sua alta contribuição de potássio.
  2. Este alimento a ser uma fonte rica de vitaminas, tais como B2, niacina, tiamina, B, C, K, ácido fólico e biotina ajuda a combater os casos de transtornos alimentares, estados de nervos, depressão leve e anormalidades metabólicas.
  3. Por ser o mel de abelha um alimento alcalino não causa problemas de assimilação em pessoas com disfunções digestivas, sendo de grande ajuda na cicatrização de úlceras do estômago e do duodeno.
  4. Como um alimento prebiótico contém oligossacarídeos próprios que aumentam a população da flora bacteriana de forma natural, melhorando a saúde digestiva e o sistema imunológico. É muito eficaz em um estado de diarreia intensa.
  5. No caso de queimaduras e feridas, a aplicação de mel ajuda a aliviar a dor e interromper a formação de bolhas.
  6. Possui propriedades soníferas que fazem com que pacientes com insônia crônica possam conciliar o sono, baixar os níveis tensão e nervosismo.
  7. A melhor coisa sobre este alimento é que não é cariogênico e impede a desmineralização dos dentes, razão pela qual é indicado para adoçar as refeições das crianças.
  8. Em relação aos seus usos cosméticos, pode-se dizer que ajuda a hidratar os lábios, cura calcanhares rachados e repara a pele danificada pela acne por suas propriedades cicatrizantes e branqueadoras.

Ambos os especialistas concordam que os diabéticos devem evitar o consumo de mel por causa do alto teor de glicose, contribuindo para elevar os níveis de açúcar no sangue. Enquanto em crianças menores de três anos deve ser consultado um pediatra para a sua ingestão.

O mel pode ser utilizado como uma substituição saudável ao açúcar na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, cereais, iogurtes e sucos.

Ver também: REMÉDIOS CASEIROS PARA GRIPES E RESFRIADOS.

Referências:

Beneficios desconocidos de la miel

Um comentário em “Mel de abelha: principais benefícios deste superalimento”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.