Para um bom uso profissional do Google Earth, podemos combinar com outros aplicativos gratuitos de medição de superfície ou geolocalização com um aparelho celular, aproveitando e armazenando num computador os dados de projetos, estradas, instalações e medições de áreas diversas, visualizando-os todos no Google Earth.
Para efetuarmos medições de áreas, a primeira coisa que devemos fazer é registrar uma conta do Gmail no Google Earth, ou criar uma se não tivermos. Uma vez dentro do Google Earth, podemos começar a desenhar os contornos de nossas parcelas, localizações das instalações, estradas e demais espaços da fazenda que nos interessa. Vamos incorporando arquivos, que devemos sempre salvar antes de sai do Google Earth.
Quanto mais disciplinados formos na classificação de nossos desenhos no mapa, mais úteis serão as informações. Devemos criar pastas, que vão aparecer na coluna da esquerda, para classificar os pontos e desenhos por parcelas, por anos, por instalações e demais itens que nos interessa.
Se também usarmos aplicativos móveis como Medir Mapas ou Trimble Outdoors, eles nos permitirão efetuar medições de áreas e enviá-las por e-mail ou Dropbox para o nosso computador. Aparecerá um arquivo com extensão .kmz que, ao ser aberto, desenhará a plotagem medida ou os pontos indicados no campo em nossa tela do Google Earth. Ele aparecerá em uma pasta temporária na coluna da esquerda, por isso devemos lembrar de adicioná-lo às pastas superiores, ou seja, aos “Meus sites”. E sempre salve o andamento, salvando “Meus sites” ao final de cada sessão.
Outra dica é que se quisermos incorporar algo a uma parcela já desenhada, devemos clicar na pasta que atribuímos a essa área, e assim todas as informações que inserirmos serão incorporadas no lugar correto.
Se formos disciplinados e ordenados, com o tempo obteremos informações muito valiosas sobre todas as ações que realizamos na fazenda. E além disso a custo praticamente zero.
Ver também: COMO MEDIR ÁREAS, CAMINHOS, ESTRADAS E INSTALAÇÕES VIA GOOGLE EARTH.
Referências:
https://agroalimentando.com/nota/3600