Para alcançar de maneira sustentável a eficiência da mão-de-obra requerida nas atividades das fazendas, começa com mudanças na liderança dos proprietários. Os dados demostram que existem oportunidades em qualquer tamanho de estabelecimento rural que pode melhorar a eficiência da mão-de-obra nas fazendas. As equipes de alto funcionamento não são limitadas com base no tamanho da fazenda e, quando funcionam, a eficiência é maior. Alcançar eficiência começa com os proprietários.
A gerência de funcionários é a chave para melhorar a eficiência do trabalho nas fazendas, começando com o reconhecimento dos trabalhadores como colegas e o trabalho conjunto em direção as metas.
Como a gerência pode liderar o esforço para melhorar a eficiência da mão-de-obra nas fazendas? Aqui estão alguns pontos a considerar e avaliar.
Trate os funcionários como colegas.
É uma mentalidade de referência que afeta a maneira como você interage com os funcionários. Considere seus trabalhadores como parceiros com você no sucesso da fazenda. Ensine aos funcionários não apenas como fazer um trabalho, mas como avaliá-lo à medida que avançam, e considere o que acontecerá em várias situações. Ensine-os a tomar decisões gerenciais, pensando em alternativas e consequências. Envolva os funcionários na descoberta de problemas e na identificação de desperdícios. Faça uma de ideias sobre soluções e reconheça suas ideias, boas ou não, como presentes para os negócios. Considere realmente suas ideias e, se não puderem ser implementadas, use-as como oportunidades de aprendizado. Seja o mais transparente possível sobre decisões, problemas, escolhas de gerenciamento e até mesmo impacto financeiro. Quando você respeita seus funcionários como parceiros no sucesso da fazenda, eles serão mais leais e mais valiosos, porque respeitam você.
Definir expectativas.
A qualidade da mão-de-obra deve ser definida e esperada. Se é esperado, é a linha de base, não algo extra. Deve haver uma expectativa (escrita e comunicada) de quanto tempo devem levar as tarefas. Envolva os funcionários na definição desse tempo. Possibilite ajuda a alguém que está aprendendo o trabalho, mas reforce a expectativa de que a tarefa possa ser executada dentro do tempo especificado, sem atalhos. Revise os protocolos e os procedimentos operacionais padrões para garantir que eles sejam projetados para obter o resultado desejado da maneira mais eficiente possível. Por exemplo, pode envolver o reposicionamento de suprimentos para onde eles serão necessários.
Capacitar e treinar.
O treinamento ensina às pessoas como e por que fazer alguma coisa. O treinador ajuda a mantê-los engajados em melhorar sua função em benefício dos negócios. Ficamos impressionados com a necessidade de treinamento contínuo. Todo membro da equipe de esportes passa por um treinamento contínuo para melhorar e ajudar a equipe a ganhar mais. Todo membro da equipe de trabalho também deve receber treinamento contínuo para que a equipe da fazenda possa ter sucesso. Repetidamente, ouvimos falar de funcionários que desejam aprender mais sobre os animais com os quais trabalham. Forneça a eles a educação que desejam e será mais provável que tomem melhores decisões. Treinamento e capacitação não têm fim, porque o aprendizado não tem fim.
Rendimento da autonomia.
Autonomia pode ser definida como a necessidade de perceber que temos escolhas e controle de nossas ações. É a liberdade de fazer a coisa certa e é uma das necessidades psicológicas básicas das pessoas. Seus funcionários devem sentir que têm independência para atingir objetivos, serem competentes em saber o porquê dos protocolos e o que fazer quando ocorrer o “e se”. Eles devem ser treinados para se tornarem especialistas em seus papéis. O sentimento de competência é outra necessidade psicológica básica. Eles devem ser confiáveis e esperados para cobrir seu trabalho e ser responsabilizados pelos resultados.
Fornecer liderança.
Quando você lidera, mostra o caminho, incentiva e equipa. Ter um bom relacionamento com os funcionários geralmente resulta em maior produtividade. Tire um tempo para conhecer os membros da sua equipe. A terceira necessidade psicológica básica é a relação. Relacione-se com seus funcionários de maneira profissional e igualitária. Forneça regularmente a eles feedback de desempenho específico, seja positivo e corretivo. As pessoas prosperam com o feedback, especialmente com o feedback positivo. Converse com os funcionários sobre o trabalho deles. Ajude-os a pensar sobre isso. Nunca tornaremos mais eficientes os funcionários que não estão mentalmente envolvidos. Seu trabalho é ajudá-los a se envolver.
Desenvolver uma estrutura produtiva de turnos de trabalho.
Embora os funcionários possam querer trabalhar longos turnos ou muitos turnos por semana, isso não significa que eles serão produtivos o tempo todo. Estudos mostraram que proporcionar aos funcionários uma pausa significativa no trabalho melhora a produtividade e a precisão. Avalie quantas horas por semana os funcionários estão trabalhando e se é sustentável. Se eles moram no local, ofereça-lhes oportunidades para o seu tempo livre, como um campo de futebol ou uma sala de ginástica. À medida que a fazenda cresce, reconsidere cada função do trabalho para garantir que a eficiência da mão-de-obra aumente e o trabalho seja otimizado.
Manter um ambiente de trabalho organizado.
Não faça com que os funcionários percam tempo pesquisando uma ferramenta ou suprimento que deve ser facilmente encontrado. Verifique se o estoque de ferramentas está em estoque e se eles estão em um local facilmente identificado. Identifique claramente as ferramentas e seus locais. As ferramentas precisam estar em boas condições de funcionamento e o ambiente de trabalho deve estar livre de desordem. Além disso, faça da segurança e do bem-estar das pessoas uma prioridade. Reconheça “chamadas fechadas” e faça alterações em protocolos e equipamentos para evitar um acidente futuro – acidentes arruínam a eficiência do trabalho.
Observe rotinas e práticas de trabalho.
É bom observar os funcionários em ação com a eficiência do trabalho em mente. Muitas fazendas têm câmeras, mas não usam as imagens para procurar desperdício nas rotinas. Avalie não apenas o desempenho, mas o fluxo de trabalho. Encontre áreas de ineficiência sistêmica. Determine como o tempo do funcionário é gasto e o que o afeta. Realize uma análise de processo para ver aonde o tempo passa e eliminar distrações e desperdícios.
Reduza a rotatividade de funcionários.
Em um estudo com 12 laticínios, constatamos que a rotatividade de funcionários variou de um a três dígitos. Reconhecemos que existem várias razões para a rotatividade, mas a longevidade deve ajudá-lo a melhorar a eficiência. Você realmente não pode melhorar a eficiência quando os trabalhadores estão mudando continuamente. Portanto, revise suas práticas de contratação, seu plano para preparar os funcionários para o trabalho e o desenvolvimento de suas funções. Quando as coisas acima são bem-feitas, elas devem reduzir a rotatividade de funcionários.
A eficiência da mão-de obra nas fazendas começa com a liderança dos proprietário. Seus trabalhadores não ficarão melhores se você permanecer o mesmo. Torne-se um líder de pessoas e mostre a elas que você respeita e valoriza a vida delas. Desenvolva funcionários para se tornarem colegas de equipe valiosos para trabalhar com você na solução de problemas, melhorar a fazenda e melhorar a eficiência da mão de obra da fazenda.
Ver também: APLICATIVOS PARA PECUÁRIA E GESTÃO DA FAZENDA.
Referências:
Michigan State University Extension.
https://www.canr.msu.edu/news/improving-labor-efficiency-on-farms