Reciclagem de lixo alcança 99% na Suécia

A Suécia recicla atualmente ou reutiliza um incrível volume correspondente a 99% dos seus resíduos, uma cifra que melhora o recorde de 2012 que foi de 96%. No processo de reciclagem de lixo o país usa um sistema hierárquico na gestão de resíduos, que se concentra na prevenção, reutilização, reciclagem, alternativas para a reciclagem e como último recurso, a deposição em aterro. Enquanto que apenas 1% da média anual de 461 kg de resíduos que cada sueco produz não seja reciclado, ainda está causando controvérsia já que envolve a queima de cerca de dois milhões de toneladas de lixo por ano.

Enquanto a Suécia está focada como um ponto fundamental em não produzir resíduos, como pedra angular de seu sistema, 32 estações WTE (plantas incineradoras produtoras de energia) do país queimam quase tanto lixo como o país recicla. Para isso cerca de 800.000 toneladas de lixo são importadas do Reino Unido, Itália, Noruega e Irlanda, já que os suecos são tão eficientes na reciclagem de lixo que precisam importar. O sistema WTE funciona a partir do princípio de que três toneladas de lixo queimados contém tanta energia quanto uma tonelada de óleo combustível. Cerca de 950.000 lares suecos são aquecidos com a energia produzida pelo sistema, e 260.000 famílias se abastecem totalmente dessa energia.

Como a Suécia tem alcançado a revolução de reciclagem de lixo? Através do trabalho coletivo e educação de seu povo. Por lei, na Suécia deve haver estações de reciclagem em cada zona residencial. A maioria dos suecos separam todos os resíduos recicláveis em suas casas, os depositam em recipientes especiais de suas residências para, em seguida, levá-lo para as estações de reciclagem.

Tudo é reciclado ou reutilizado. A água é purificada até ficar  potável. Também se tem um cuidado especial no recolhimento e reciclagem de lixo eletrônicos e resíduos perigosos.

Apesar das críticas do programa de incineração, seus defensores são rápidos para defendê-la. Anna-Carin Gripwall responsável pelo Sistema de Gestão de Resíduos sueco explica:

“Quando os resíduos se encontram em aterros sanitários, com vazamento de metano e outros gases de efeito estufa, obviamente, não é bom para o ambiente. Waste-to-energia (WTE: resíduos em energia) é uma alternativa inteligente de menor impacto ambiental, tendo em conta tanto os subprodutos da incineração como as emissões do transporte. Além disso, a recuperação de energia a partir de resíduos, explora um recurso que de outra forma seriam perdidos. ”

Os suecos sabem que um programa deste tipo só é viável em um país com um bom sistema de separação de resíduos, para garantir que os materiais recicláveis, alimentos e outros resíduos perigosos, como baterias, lâmpadas e resíduos elétricos não sejam incinerados. Também é claro que a melhor solução a longo prazo para a gestão de resíduos é produzir menos resíduos, em primeiro lugar.

O processo seguinte de reciclagem do lixo para transformar-lo em energia elétrica é muito simples. Em primeiro lugar, um leitor óptico separa os sacos pela cor (nesses países se separam os resíduos por cores distintas de sacos). Azul, com plástico, se enviam a plantas de reciclagem para aproveitar o material. Verde, com restos de alimentos, se usam para obter fertilizantes, adubo e combustível biogás utilizado em carros. Branco vão para incineração em forno a 850 ° C.

O calor produzido ferve a água e seu vapor tem duas funções: aciona uma turbina para gerar eletricidade que é usado em escolas e alimenta a rede de aquecimento urbano.

Após a incineração, 20% do lixo introduzido torna-se cinzas que serão enterradas.

Para Göran Skoglund da empresa WTE Öresundskraft:

“O mundo tem um problema com o lixo, não há dúvida sobre isso, mas por enquanto, a reciclagem do lixo através da incineração para produzir energia é uma boa solução. Ademais também ajuda a reduzir a dependência do país em relação aos combustíveis fósseis “

O que também está claro é que ou reduzimos o problema da produção de resíduos em todo o mundo drasticamente ou em pouco tempo não vai ter nenhuma solução, o planeta Terra será um aterro de proporções globais.

Alguns dados da reciclagem do lixo sueco:

  • 96% dos resíduos são reciclados ou é destinado as instalações de incineração.
  • 250 mil domicílios se abastecem com eletricidade gerada pelo lixo e 20% das famílias desfrutam de aquecimento proveniente do tratamento do lixo.
  • Finalmente, aterros públicos na Suécia só recebem apenas 4% dos seus resíduos.
  • Em casas se separam: orgânico, metais, pilhas, vidro colorido, vidro transparente, plástico duro, plástico mole, papelão e Tetra Pak, de papel, jornais e revistas.

Mais informações: http://ecoinventos.com/suecia-recicla-un-asombroso-99-de-su-basura/#ixzz46IlgwAGp

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.