O consumo de frutas, legumes e verduras aumenta a longevidade
Um estudo, publicado na revista científica The Lancet, diz que a ingestão de três a quatro porções de frutas, legumes e verduras por dia reduz o risco de mortalidade prematura.
Esta pesquisa, apoiada por pesquisadores da Universidade de Navarra (Pamplona, na Espanha), foi realizada em 135 mil pessoas, entre os 35 e os 70 anos, de 18 países, e os resultados apoiam os benefícios desses alimentos também em países de baixa renda.
O estudo realizado em sete anos observou 4.784 eventos cardiovasculares (como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência cardíaca), 1.649 óbitos por doença cardiovascular e 5.796 mortes totais.
Os professores de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Navarra, Estefanía Toledo e Miguel A. Martínez-González, publicaram um comentário na mesma revista, apoiando a pesquisa, e afirmam que “uma dieta saudável e rica em frutas, e verduras deve ser considerada parte de um padrão geral de alimentação de alta qualidade”.
Além disso, eles apontam que o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras deve ser à custa de reduzir outros alimentos e bebidas “, como bebidas açucaradas, as carnes vermelhas e processadas, as gorduras saturadas e trans, grãos refinados e as sobremesas açucaradas”.
As frutas geralmente têm um sabor doce, com algumas exceções, como algumas laranjas e limões que são cítricos e azedo. Exemplos de frutas são: banana, mamão, laranja, acerola, manga, graviola, jaca, jabuticaba, uva, genipapo.
Verdura é um termo usado para designar plantas quando as partes comestíveis são folhas, flores, brotos e hastes, tais como acelgas, agrião, aipo, brócolis, chicória, couve-flor, espinafre, mostarda, rúcula, coentro, alface, repolho, repolho, salsa, entre outros.
Já os legumes, as partes comestíveis são frutos, sementes ou partes que crescem na terra. Exemplos de vegetais incluem cenouras, beterrabas, abobrinha, abóbora, pepinos e cebolas.
Ver também: Frutas e verduras na alimentação aumenta a felicidade.
O e-book “Minha Horta –Como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios”, em PDF com 35 páginas e mais 40 fotos, fornece as orientações necessárias para implantar sua horta em casa como: Benefícios; Opções: horta em canteiros, vasos ou vertical; Como implantar: o solo ou substrato; Semeadura; Transplante e plantio; Adubação; Irrigação; Tratos culturais: amontoa, tutoramento e podas; Doenças e pragas: identificação com imagens e controle com receitas de fungicidas e inseticidas caseiros; e Procedimentos para cultivar as 14 hortaliças mais comuns.
Referências:
Deixe uma resposta