trator elétrico

Trator elétrico: a mobilidade sustentável chega aos veículos agrícolas

A indústria de veículos agrícolas também está na corrida para a mobilidade sustentável. Prova disso é o e100 Vario, o primeiro trator elétrico capaz de funcionar durante cinco horas em condições reais de trabalho.

A empresa especializada Fendt está por trás desse modelo com o qual o setor agrícola contribui para a redução das emissões de CO2. Se a fazenda que opta por este veículo utiliza energia renovável, o e100 Vario “é neutro em CO2 e extremamente econômico”. Os menores custos de manutenção resultantes da supressão de insumos, como diesel e óleos do motor, são algumas das vantagens deste trator, que além disso é silencioso, limpo e adequado para uso em estábulos, estufas, fazendas, florestas, e outras aplicações.

Este trator elétrico tem uma potência de 50 kW que permite que ele permaneça em operação por cinco horas sem necessidade de recarregar. Quando isso for necessário, a bateria de íons de lítio de 650 V e 100 kWh de capacidade é recarregada com um conector CEE com corrente contínua. Se optar por recarga rápida, um conector CCS tipo 2 permite carregar a bateria em 80% em quarenta minutos.

trator elétrico

Para que esse trator seja mais eficiente, a Fendt incluiu na sua concepção um dispositivo que permite climatizar a cabine. Além disso, verificar o status da bateria do trator será tão simples quanto verificá-lo diretamente no smartphone.

Esta inovação na mobilidade agrícola também oferece aos produtores a flexibilidade de usar implementos convencionais ou elétricos. Para fazer isso, o e100 Vario inclui uma conexão padrão para implementos, além de duas interfaces de desempenho compatíveis com AEF (Agricultural Industry Electronics Foundation), para aqueles que são elétricos. Além disso, no último caso, a bateria é projetada para fornecer até 150 kW de energia para alimentar as ferramentas.

Após a sua apresentação em setembro, espera-se que este trator elétrico entre em operações pela primeira vez em 2018. Embora, até então, o número de modelos lançados seja limitado, o e100 Vario já pode ser visto em algumas fazendas selecionadas. ver também: AGRICULTURA INTELIGENTE: SUA IMPORTÂNCIA E TENDÊNCIAS A OBSERVAR.

http://ecoinventos.com/e100-vario-primer-tractor-electrico-compacto/

 

Deixe uma resposta