Suco de laranja tem mais atividade antioxidante do que se pensava

O suco de laranja e outros produtos cítricos são considerados saudáveis porque são ricos em compostos antioxidantes que ajudam a reduzir os radicais livres nocivos em nosso corpo. Uma nova pesquisa indica que esses benefícios são maiores do que se pensava anteriormente.

A atividade antioxidante dos sucos cítricos e outros alimentos está subvalorizada. Uma nova técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Granada para medir essa propriedade encontra valores dez vezes superiores do que aqueles que indicam os atuais métodos de análises. Os resultados sugerem a necessidade de se rever as tabelas usadas sobre a capacidade antioxidante de produtos alimentares pelos nutricionistas e as autoridades de saúde.

A técnica simula “in vitro” digestão gastrintestinal considerando a fração sólida. Para estudar estes compostos em laboratório se empregam técnicas que simulam a digestão dos alimentos no sistema digestivo, de modo que se analisa apenas a capacidade antioxidante das substâncias que potencialmente são absorvidas no intestino delgado: a fracção líquida do que comemos.

“O problema é que não se mede a atividade antioxidante da fracção sólida (as fibras), porque se supõe que não são aproveitadas; porém essa parte insolúvel chega ao intestino grosso e a microbiota intestinal também pode fermentar e extrair ainda mais substâncias antioxidantes, que podem ser avaliadas com um novo método “, explica José Angel Ruffian Henares, professor da Universidade de Granada.

Sua equipe desenvolveu uma técnica chamada “resposta antioxidante global ‘(sigla GAR), que também simula in vitro a digestão gastrointestinal que ocorre em nosso organismo, porém considerando a capacidade antioxidante” esquecida “da fração sólida.

O método, cujos detalhes estão publicados na revista Food Chemistry, inclui avaliações de vários parâmetros físico-químicos, tais como a cor, a fluorescência ou a relação das concentrações analisadas com compostos indicadores, tais como o furfural.

Suco de laranja tem mais atividade antioxidante do que se pensava anteriormente.

suco de laranja 1

Ao aplicar a técnica para sucos comerciais e naturais de laranjas, tangerinas, limões e pomelos, verificou-se que os valores dispararam. Por exemplo, no caso do suco de laranja, que passou dos 2,3 mmol/litro Trolox/litro (unidades da capacidade antioxidante) registrado com uma técnica tradicional a 23 mmol Trolox/ L indicando o novo método GAR.

“A atividade antioxidante é, em média, cerca de dez vezes maior do que o que todos diziam até agora, e não só nos sucos, mas em qualquer outro alimento testado com esta metodologia”, diz Ruffian Henares, visando a sua possível aplicação: “esta técnica e resultados derivados poderia servir a nutricionistas e autoridades de saúde para melhor estabelecer os valores da capacidade antioxidante dos alimentos.”

Com a ajuda deste método, os cientistas também criaram um modelo matemático para classificar sucos, dependendo das condições naturais e de armazenamento, o que garante que as matérias-primas e os processos de esterilização e pasteurização estão corretos.

Referência bibliográfica:

J. Alvarez, S. Pastoriza, R. Alonso-Olalla, C. Delgado-Andrade, J. A. Ruffian-Henares. “Sucos nutritivo e características físico-químicas de citros comercial espanhola”. Food Chemistry 164: 396-405, 2014.

http://www.agenciasinc.es/Noticias/La-capacidad-antioxidante-de-los-zumos-de-naranja-se-multiplica-por-diez

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.