Sistema de reflorestamento Waterboxx

Denominado sistema de reflorestamento Groasis Waterboxx, essa é uma solução inovadora para a manutenção das plantas em zonas áridas e semiáridas. Esse sistema com apenas 50 litros de água, garante no deserto do Saara uma sobrevivência no primeiro ano superior a 90%.

Waterboxx armazena a água da condensação noturna e das chuvas ocasionais para regar as plantas em pequenas quantidades. O recipiente também impede que a água se evapore e protege as raízes das plantas do sol e das intempéries do tempo bem como de pequenos animais, o que possibilita o crescimento de árvores.

Sistema de reflorestamento Waterboxx

foto reflorestamento semiárido2

O sistema de reflorestamento Groasis Waterboxx visa aumentar a percentagem de manutenção das plantas, ao garantir principalmente a disponibilidade de água mais ou menos permanente para as mudas recém instaladas.

O sistema de reflorestamento Groasis Waterboxx é composto por um corpo circular que comporta 15 litros de água com uma tampa cônica invertida de modo que qualquer escoamento de água escorre pela tampa para o interior do recipiente. Para os casos de precipitação extraordinária, o dispositivo tem uma válvula de enchimento que expulsa a água em torno do mesmo. O centro do recipiente é oco permitindo o desenvolvimento de duas mudas.

A comunicação do dispositivo com o substrato aonde as mudas foram plantadas ocorre por capilaridade, através de um pedaço de fio têxtil e um cartão basal, que permitem uma comunicação lenta e gradual da água acumulada no interior do compartimento com o substrato.

Esse sistema de reflorestamento tem funcionado com sucesso no deserto de Los Monegros, onde as árvores plantadas com o sistema Waterboxx alcançaram uma taxa de sobrevivência entre 80 e 90%, enquanto as árvores plantadas sem o Waterboxx mal chegaram a 5% de sobrevivência.

O primeiro protótipo foi feito de plástico, mas rapidamente mudou o design para a fabricação de papelão reciclado. Waterboxx é uma invenção do holandês Pieter Hoff.

Nos últimos cinco anos, foram plantadas mais de 55.000 árvores através da utilização de 20.000 unidades de Waterboxx, considerando que o recipiente é reutilizável.

Vídeo

Mais informações: http://ecoinventos.com/waterboxx-novedoso-sistema-para-reforestar-zonas-aridas/#ixzz47AgJB3jm

 

Deixe uma resposta