sementes de hortaliças http://desenvolvimentorural.com/

Sementes de hortaliças: método prático para germinação

A técnica a seguir apresenta uma maneira fácil, rápida e prática para germinar sementes de hortaliças. Esse método reduz o tempo de germinação das sementes em até 70% e dobra a taxa de sucesso.

Esse método chamado de pré-germinação, tudo que se necessita é de um recipiente de vidro ou de plástico com tampa. As sementes de hortaliças não precisam de luz para criar raízes.

sementes-de-hortalicas-1

Primeiro coloca-se um pedaço de toalha de papel na parte inferior do recipiente, adiciona-se água até que o papel fique completamente úmido, porém sem que haja poças de água.

sementes-de-hortalicas-2

Em seguida polvilha-se as sementes em grupos sobre o papel molhado, fecha-se a tampa, e pode-se fazer as anotações que se achar necessárias, como tipo de semente e data.

sementes-de-hortalicas-3

Já no dia seguinte se observa as sementes. Se as sementes de hortaliças são muito frescas, algumas germinam em apenas um dia. As mais rápidas são as da família do repolho – brócolis, couve, couve-flor, etc e alface. As mais lentas são pimentão, berinjela, erva-doce, aipo, o que pode demorar mais de 5 dias. O resto, como o tomate, beterraba, acelga, abóbora, cebola, levam cerca de 3 dias.

Assim que se observar as raízes saindo, plante-as imediatamente. Se deixar as raízes crescerem demais, ficará difícil separar do papel.

Pode-se parecer difícil para se coletar uma pequena semente de hortaliça germinada, mas é realmente muito fácil. Pode-se usar um palito, ou apenas os dedos. Plante-as em pouca profundidade e regue-as levemente todos os dias. Vai levar um par de dias para ver as primeiras pequenas folhas verdes. Agora é o momento de colocá-los no sol para crescerem fortes e saudáveis.

sementes-de-hortalicas-4

Este método tem uma alta taxa de sucesso. Quando as sementes são adquiridas frescas através de uma boa empresa de sementes, a taxa de germinação é de quase 100%.

Esse é um método ideal para ver se as sementes mais antigas (cerca de 2 anos) estão ainda vivas. Se pode fazer crescer plantas saudáveis provenientes de sementes de couve ou de tomate com mais de 5 anos, pode-se tentar com qualquer tipo de semente.

É importante que se tenha jarros ou canteiros preparados, porque as sementes podem germinar em apenas um dia.

Referências:

http://ecoinventos.com/metodo-para-germinar-semillas-mas-rapido/

http://apieceofrainbow.com

Deixe uma resposta