ovos orgânicos

Ovos orgânicos: o que você deve saber sobre a certificação

Muitos consumidores não entendem a rotulagem orgânica sobre produtos agrícolas. A Universidade do Estado de Michigan almeja que os consumidores entendam de onde seus alimentos são provenientes e também sejam informados como os sistemas de produção resultam em informações sobre os rótulos dos alimentos. O que significa o rótulo de um produto, como os ovos orgânicos de galinhas? É importante entender que, por trás do rótulo, estão os padrões, os inspetores, os processos de certificação, a manutenção de registros, o monitoramento e os agricultores que estão trabalhando para manter suas aves e os seus produtos elegíveis para rotulagem orgânica.

Produção de ovos orgânicos.

Os sistemas de produção de alimentos que terão certificados orgânicos devem cumprir os regulamentos e diretrizes institucionais federais do Programa Nacional Orgânico e isso inclui aves de capoeira e seus ovos orgânicos. Para serem considerados ovos orgânicos, as aves devem ser mantidas seguindo os padrões orgânicos a partir do segundo dia após a incubação. Todos os componentes agrícolas da alimentação também devem ser 100% orgânicos ou produzidos de forma a cumprir os padrões orgânicos.

Condições para criação de galinhas de capoeira.

Todas as aves de capoeira devem ter acesso ao ar livre como parte de suas condições de vida. Especificamente descritos nas condições de vida são os seguintes: limpeza da cama do aviário, acesso a água limpa, ar fresco, áreas de exercícios, luz solar e sombra adequadas para o ciclo de vida, clima e ambiente. Os agricultores são capazes de manter as aves presas apenas por causa de ameaças específicas à sua saúde, como as alterações nas condições do tempo ou possíveis predadores.

Padrões orgânicos para alimentação e tratamento.

Os padrões de produção orgânica para toda criação, incluindo galinhas poedeiras, proíbem o uso de hormônios de crescimento, antibióticos, engenharia genética, clonagem de animais e a alimentação de subprodutos de abate. Se um animal requer tratamento médico que inclua antibióticos, o tratamento não pode ser efetuado para manter o status orgânico da ave. Além disso, as aves devem ser protegidas impedindo o contato com substâncias proibidas ou com produtos não orgânicos. Uma ave que entre em contato com um produto não orgânico ou que deve receber tratamento medicinal, não pode ser comercializada como orgânico e nenhum dos seus produtos, como os ovos. Para receber e manter certificação orgânica, registros detalhados de todos os alimentos, medicamentos e transações devem ser mantidos pela fazenda.

Além desses padrões, aves de capoeira e seus produtos são inspecionados para garantir o bem-estar dos animais, segurança alimentar, incluindo produção e manuseio.

Ver mais: Ovo: seu valor nutricional e como consumir na dieta diária.

Referências:

Saiba mais sobre a Michigan State University Extension e do Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Este artigo foi publicado pela Michigan State University Extension. Para mais informações, visite http://www.msue.msu.edu.

 

Deixe uma resposta