mamão http://desenvolvimentorural.com/

Mamão: suas propriedades, usos e benefícios para saúde

O mamão (Carica papaya) é uma deliciosa fruta tropical. Acredita-se ter origem na América tropical, provavelmente no sul do México. Por causa de sua incrível combinação de sabores deliciosos e nutrientes, recebeu o nome de “fruto dos anjos.”

Além da fruta, folhas, sementes e o leite o mamoeiro tem propriedades medicinais. É muito bom para a digestão e é amplamente consumido só ou em saladas e vitaminas.

Mamão: Propriedades, benefícios e usos.
  • Digestão: o mamão contém enzimas digestivas que ajudam a decompor os alimentos com bastante rapidez, o que auxilia a digestão de proteínas. Também têm um alto teor de água e fibras solúveis que facilita ainda mais a digestão. As sementes de mamão são benéficas no tratamento de parasitas intestinais. A enzima chamada papaína, do mamão, ajuda a prevenir a constipação.
  • Osteoporose: Contém enzimas anti-inflamatórias que são benéficas para pessoas que sofrem de artrite e osteoporose.
  • Propriedades anti-inflamatórias: as duas enzimas, papaína e quimopapaína, do mamão ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a velocidade de cicatrização de queimaduras. Além disso, os antioxidantes tais como a vitamina C, E e betacaroteno também ajudam a reduzir as inflamações.
  • Cicatrização de feridas: Contém uma enzima ativa chamada fibrina que também está disponível em animais e no corpo humano. A fibrina ajuda na digestão e evita a formação de coágulos de sangue e facilitar uma rápida cicatrização de ferimentos externos e internos. Isto ajuda na prevenção de coagulação desnecessária no interior do corpo.
  • Câncer: Contém flavonoides, tais como betacaroteno, luteína, zeaxantina e criptoxantina. Eles agem como antioxidantes combatendo os radicais livres de oxigênio, que ajuda a curar o câncer.
  • Saúde do coração: A quantidade abundante de potássio do mamão regula os fluidos do corpo celular, assim como controla o fluxo de sangue para manter a pressão sanguínea normal. Também regula os efeitos prejudiciais do sódio no corpo. Além disso, o mamão contém colesterol zero e alta quantidade de fibras que ajudam a baixar os níveis elevados de colesterol. Assim, este fruto protege contra diversas doenças cardíacas.
  • Problemas menstruais: É eficaz no controle de irregularidades menstruais em mulheres e alivia cólicas menstruais.
  • Contracepção: É conhecido por sua capacidade de contraceptivo. Ele é frequentemente usado pelas mulheres para evitar a gravidez.
  • Imunidade: É rico em vitamina A e C, aumentando a imunidade do corpo e, portanto, auxiliando na prevenção da febre, resfriado e gripe.
Valor nutricional.

Este fruto é surpreendente rico em uma variedade de nutrientes que incluem vitaminas, minerais, enzimas e antioxidantes.

  • Calorias: O mamão é extremamente baixo em calorias, fornecendo apenas 39 calorias em 100 gramas. A maioria das suas calorias são provenientes dos carboidratos (92%). Enquanto que o restante é fornecido através das proteínas (5%) e das gorduras (3%).
  • As vitaminas: O mamão é uma excelente fonte de vitamina C, proporcionando 61,8 mg ou 103% da ingestão diária recomendada (DDR) de vitamina D, o que é mais do que as laranjas ou limões. Também é rico em vitamina A, fornecendo cerca de 1.094 unidades internacionais (UI) da vitamina em cerca de 100 gramas. Além disto, o mamão contém vitaminas essenciais do complexo B, tais como o ácido fólico, piridoxina (vitamina B6), riboflavina e tiamina (vitamina B1).
Durante a gravidez.

O mamão maduro é absolutamente seguro para comer durante a gravidez porque possui muitas vitaminas (entre as quais as vitaminas B, C, A e D), e outros nutrientes como sais minerais (tal como o cálcio, potássio ou sódio), e fibra dietética.

No entanto, um mamão verde ou semi-maduro deve ser evitado porque contém uma forma concentrada de látex cujos componentes papaína e quimopapaína tendem a causar contrações uterinas e pode provocar o aborto involuntário.

A substância semelhante ao látex também pode causar edema; assim como sangramento e hemorragia a partir da borda da placenta; complicações graves durante o período fértil e parto prematuro.

Mulheres tentando engravidar devem evitar comer mamão, devido aos seus efeitos contraceptivos.

Abortos espontâneos, nascimentos prematuros e complicações no parto, ocorrem quando a fruta verde é consumida em grandes quantidades. Mamão maduro tem uma baixa percentagem de látex e em pequenas quantidades não irá causar qualquer problema para as mulheres grávidas

Lembre-se de consultar o seu médico diante de qualquer dúvida.

Referências:

http://ecoinventos.com/papaya/#ixzz4Nfgy3gY5

Deixe uma resposta