gripes e resfriados

Remédios caseiros para gripes e resfriados

Em determinadas épocas do ano aumenta muito a ocorrência de gripes e resfriados. As mudanças de temperatura, frio, vento, calor e a mudança das estações geralmente provocam um resfriado ou gripe. Embora ambos tenham sintomas semelhantes, os da gripe são muito mais intensos.

A gripe é causada por um tipo específico de vírus, a pessoa afetada tem febre, dores no corpo, mal-estar geral, etc. Enquanto resfriados pode ser causados por vírus variados e sintomas mais leves, como coriza, nariz entupido, dor de garganta e desconforto leve. Outro mito é que quando você pega uma frieza, pega a gripe. Frio não é a causa da gripe, só cria mais condições para a propagação do vírus em espaços fechados onde as pessoas tossem, espirram ou se relacionam muito próximos uns dos outros.

Diante de gripes e resfriados, deve-se conhecer e aprender a preparar algumas receitas caseiras que irão ajudar a prevenir e curar a gripe e o resfriado comum.

  1. Alho.

A receita é simples, apesar do sabor não muito agradável, ajuda a eliminar a gripe e o resfriado comum. O alho é um produto fitoterápico que estimula o organismo a combater infecções, age diretamente sobre o sistema imunológico e também é eficaz no controle da pressão arterial.

Preparação: Descasque um dente de alho e corte em 3 ou 4 pedaços. Coloque-os em um copo de água e deixe descansar por meia hora. Durante um dia, ir pouco a pouco bebendo a água. Manter o copo sempre cheio, completando a água bebida e não trocando o alho.

Ver também: Alho e seus benefícios, usos e propriedades medicinais.

  1. Limão com mel de abelha.

O suco de limão com mel de abelha proporciona um alívio para a dor. O mel pode ser usado contra a tosse para proteger as membranas mucosas da garganta e melhorar a irritação. Ele também tem um efeito microbicida, que ajuda a combater várias bactérias. Mel combinado com limão combate os radicais livres, é rico em vitamina C e minerais, reduz o colesterol e é uma maneira poderosa para superar um resfriado ou gripe.

Preparação: Misture o suco de limão com 2 colheres de sopa de mel. Beber várias vezes durante o dia.

Ver também: Água com limão: usos e seus benefícios para a saúde.

  1. Chá de verbasco

O chá verbasco (Verbascum phlomoides) também chamado de calça-de-velho, vassoura, verbasco-brasileiro é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosse, resfriados e gripe. É encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Atua como um expectorante, solta muco e acalma a dor de garganta. As propriedades do verbasco incluem sua ação anti-inflamatória, expectorante, calmante, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. O chá de verbasco é contraindicado para pacientes gestantes ou em fase de lactação.

Preparação: Coloque 2 colheres (chá) de verbasco em uma xícara de água fervendo, deixe repousar durante 10 minutos. Adoçar com mel, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

  1. Laranja com Acerola.

A laranja é rica em fibra e em potássio, e a acerola completa com sua riqueza em vitamina A e C, além de ser delicioso, fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra vírus e bactérias.

Preparação: Misturar um copo de suco de laranja, um copo de suco de acerola e três copos de água. Depois de se agitar, adoçado com mel e consumir um copo de 200 ml a cada 8 horas.

Ver também: Suco de laranja tem mais atividade antioxidante do que se pensava.

Uma última dica, é importante tanto para prevenir que a infecção seja mais forte como livrar seus colegas de trabalho, é recomendado repousar em casa porque tanto as gripes e resfriados são transmitidos pelo ar e por contato.

Lembre-se de sempre consultar um médico com quaisquer preocupações sobre esta questão.

Referências:

http://ecoinventos.com/remedios-naturales-los-resfriados-gripe/

 

Deixe uma resposta