Agricultura urbana: como produzir 6 ton. de alimentos em 163 m2

A agricultura urbana é um grande desafio e todos os dias nos surpreendem com algo novo. O espaço limitado é uma das maiores barreiras para que os alimentos frescos possam ser cultivados regularmente nas cidades, o que se traduz geralmente em produção muito limitada de produtos. No entanto, uma empresa dinamarquesa está tentando resolver esse problema com uma proposta de granja urbana compacta que pode acomodar hortas urbanas verticais hidropônicas, aproveitando o máximo de espaço.

Com uma área de produção de apenas 163 metros quadrados, esta granja vertical pode facilmente se espremer nos limitados espaços urbanos. O projeto da agricultura urbana permite que ele seja instalado praticamente em qualquer lugar. Assim ele pode ser usado para fins comerciais ou para abastecer uma comunidade.

Os idealizadores do projeto Mikkel Kjaer e Ronnie Markussen, que dirigem o estúdio de design Habitat Humano, afirmam que a granja pode ser descompactada e instalada em apenas 10 dias. Está projetada para ser autossuficiente no consumo de água, geração de calor e eletricidade, incorporando painéis solares no seu telhado.

Foto agricultura urbana

agricultura urbana 2

Dependendo das plantas cultivadas, os projetistas afirmam que a granja pode produzir de 3 a 6 toneladas de alimentos frescos por ano.

“Queremos voltar a conectar as pessoas aos seus alimentos, dando-lhes um espaço verde que traga a natureza em nossas cidades”, diz Kjaer.

Esse modelo de projeto propõe oferecer às pessoas uma ferramenta útil para empreender oportunidades de negócios. A ideia da granja urbana aborda os problemas de emprego e falta de acesso a alimentos frescos, que muitas vezes andam de mãos dadas em certas áreas urbanas. O projeto oferece um modelo que possa servir a pequenos negócios e a comunidades para produzir alimentos de forma alternativa.

Foto agricultura urbana

agricultura urbana 3

O projeto agricultura urbana é capaz de cultivar vegetais, ervas e frutas em sua estrutura de dois andares. As culturas são cultivadas em sistema hidropônico. A granja piloto está localizada em Copenhague, na esperança de atrair outras grandes cidades e lugares, inclusive em crises humanitárias. Os alimentos frescos deveriam estar disponíveis para todos em qualquer circunstância. O habitat urbano abre o caminho para que isso se torne uma realidade.

O estúdio de design Habitat Humano também dispõe de um modelo menor adaptado por exemplo, para restaurantes ou escolas.

Pesquisas da Arizona State University e Google mostram o potencial da agricultura urbana para produção de milhões de toneladas de alimentos, sequestro de milhares de toneladas de nitrogênio, poupança de bilhões de quilowatt-hora de energia e escoamento de bilhões de metros cúbicos tempestade. Ver também: Horta urbana: como cultivar hortaliças em casa e obter seus benefícios.

Fonte: http://ecoinventos.com/granja-urbana-que-produce-6-toneladas-alimentos/#ixzz47Anvsy8f

Deixe uma resposta