canela

Canela: suas propriedades e benefícios para a saúde

A canela, popular por seu aroma e sabor, tem origem do sul da Ásia, especificamente no Sri Lanka e China, atualmente também é produzida na Indonésia, Índia, Madagascar, Seychelles, Malásia, Brasil, Guiana e outros.

É frequentemente usada na gastronomia, tornou-se popular ao longo do tempo graças às suas propriedades benéficas para a saúde devido ao seu poder antioxidante, antibacteriano, fungicida e sua gama completa de vitaminas e minerais.

Benefícios da canela

Um de seus benefícios mais populares e muitas vezes desconhecidos  é o oferecido a pessoas com diabetes tipo II. A canela pode reduzir os níveis de açúcar no sangue devido ao seu composto B1 cinnamtannin. O consumo de canela em jejum e após cada refeição estimula os receptores de insulina.

Também podemos mencionar que a canela é excelente para aliviar o desconforto digestivo e intestinal e elimina a flatulência juntamente com outras doenças do estômago, como azia ou falta de apetite.

Além disso, seu componente de fibra dietética, ferro e cálcio diminui o risco de sofrer doenças do cólon.

Demonstrou também ser uma antidiarreica eficaz, uma vez que normaliza o ritmo intestinal. Para aqueles que sofrem de vômitos e náuseas, especialmente mulheres grávidas, a canela pode ajudá-los a superar esses desconfortos.

Para neutralizar os efeitos da velhice, a canela proporciona uma quantidade significativa de antioxidantes, graças à sua concentração de compostos fenólicos. O óleo de canela e suas propriedades fungicidas como antibacterianas, tornaram-no digno de uma posição na indústria de cosméticos.

Para desconfortos gerais como a gripe ou outras condições respiratórias leves, recomenda-se um chá de canela, pois ajuda a combater febre, tosse e é uma injeção de energia.

Para as mulheres que sofrem de desconforto durante a menstruação, a canela e suas propriedades anticoagulantes podem ajudar a minimizar essas dores.

A canela fornece uma quantidade significativa de vitamina C, B1, ferro, potássio, cálcio e fósforo, excelente para o nosso corpo em geral. A nível emocional, a canela, seu sabor e seu cheiro podem ser usados ​​por seus efeitos relaxantes para lidar com o estresse.

Contraindicações da canela.

A canela, como muitos outros alimentos, tem algumas contraindicações que devemos levar em consideração.

Por exemplo, o seu consumo não é recomendado para crianças com menos de 2 anos de idade. Além disso, no caso de úlceras intestinais, o uso de canela deve ser suspenso.

Para pessoas que padecem de afecções cardíacas, elas devem moderar a sua ingestão a um mínimo, uma vez que tende a aumentar a frequência cardíaca. Também não é recomendável tomar canela juntamente com outros medicamentos, uma vez que é um antibiótico natural, podendo alterar a ação das drogas no organismo.

O excesso de canela também pode ser prejudicial, irritando a mucosa bucal e dificultando a respiração.

O importante para aproveitar os benefícios da canela é ser moderado em seu uso e consumo. Para mais informações, não hesite em consultar seu médico de preferência.

Referências:

http://ecoinventos.com

Deixe uma resposta