brócolis

Brócolis: suas propriedades e benefícios para a saúde

O brócolis (Brassica oleracea) é uma planta da família das Brasiliaceae. Entre outros vegetais semelhantes estão o repolho, a couve-flor e as couves de Bruxelas. Esta hortaliça provém de cultivos de climas frio, são plantas de origem europeia, da região do mediterrâneo. Há basicamente dois tipos de brócolis ou brócolos para o cultivo, os brócolis-de-cabeça e os brócolis-de-ramas. Os brócolis ramosos produzem várias inflorescências de cor verde, dispostas na forma de árvore, em ramos que nascem de um caule comestível grosso e os brócolis-de-cabeça, como o nome sugere, produzem uma grande cabeça no centro da planta.

Além de saboroso, o brócolis é rico em nutrientes e possui vários benefícios ao ser consumido. O brócolis é rico em vitamina C e numa porção de 100 g contribui com mais de 150% da ingestão diária recomendada desta vitamina. Também contém vitamina K, vitaminas B, vitamina A, magnésio, ferro, zinco, cromo, cobre, potássio, fósforo, proteínas, fibras e fito-nutrientes. Ou seja, é um produto essencial para quem procura alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes.

O brócolis é geralmente consumido cozido no vapor, embora isso não signifique que não se possa consumir cru. Foi popularizado como um alimento super saudável e se tem adicionado a uma grande quantidade de pratos em todo o mundo. Essa hortaliça é um alimento que se tornou cada vez mais popular, sendo incorporado aos menus das escolas, restaurantes e até mesmo das cozinhas dos grandes chefs.

Propriedades saudáveis ​​do brócolis.

Em primeiro lugar, podemos começar a falar sobre brócolis como um grande aliado para combater os sinais de envelhecimento causado pela oxidação natural do organismo, já que essa hortaliça fornece grande quantidade de vitamina C e E, flavonoides, betacaroteno e isotiocianatos, componentes que se destacam como antioxidantes. A produção de colágeno, que ajuda a manter a pele jovem, é impulsionada pela vitamina C, enquanto que a vitamina E fortalece as células da pele.

Por sua vez, o brócolis é um bom agente desintoxicante, que pode ajudar a eliminar as toxinas, como ácido úrico e outros, graças ao fato de que melhora as funções do fígado. O efeito pode ser mantido por até duas semanas após consumir este vegetal, por isso é importante adicioná-lo às refeições diariamente para obter o melhor resultado.

Noutra visão também pode ser visto notáveis benefícios com a ingestão de brócolis. Na verdade, este vegetal fornece vitamina B2, ajudando nossos olhos a se adaptarem às mudanças súbitas de luz, bem também pode prevenir o surgimento da catarata ou, pelo menos, reduzir a probabilidade de aparecerem. Além do mais, no brócolis também se encontra a Luteína e Zeaxantina, componentes que ajudam a reduzir o risco de sofrer de degeneração macular e outros problemas relacionados ao órgão óptico.

Broccoli também é um bom aliado para as pessoas que sofrem de diabetes, pois seu alto teor de fibra e pouca quantidade de calorias, tornam-no um alimento muito benéfico para essa condição. Além disso, contém algumas substâncias que podem prevenir o dano que a diabetes causa nos vasos sanguíneos.

Para o seu consumo, aqueles com flores abertas, macio ou amarelo devem ser rejeitados.

Pode ser armazenado sem lavagem em sacolas plásticas perfurada dentro do reservado para verduras da geladeira por 3-5 dias, para evitar que surja mofos. Ver também: BRÓCOLIS COMO FONTE DE ÁCIDO FÓLICO PARA MULHERES GRÁVIDAS.

Como plantar brócolis em casa.

O brócolis quando cultivado na forma orgânica pode manter as propriedades dos alimentos intactos, evitando pesticidas químicos e outros produtos sintéticos que afetam o bem-estar do consumidor.

Uma das principais vantagens do brócolis é que ele pode ser plantado em vários ambientes, sendo externos ou mesmo internos, podendo ser cultivado em pequenos recipientes. É uma opção viável para quem pratica agricultura urbana onde moram em casa ou apartamento. O processo de plantio é simples, mas requer cuidado, já que o brócolis é sensível às variações de temperatura. Ver também: HORTA URBANA: COMO CULTIVAR HORTALIÇAS EM CASA E OBTER SEUS BENEFÍCIOS.

Plantio

O brócolis de rama é mais rentável para o produtor, porque oferece várias colheitas e tem maior aceitação no mercado. O brócolis é um alimento de produção de baixo custo, portanto, pode ser uma oportunidade para aqueles produtores que querem começar a investir na horticultura.

Sementes e mudas.

Antes de iniciar o processo de plantio, é importante escolher boas sementes, que correspondem à estação em que são plantadas e que pertencem ao tipo de brócolis desejado.

As sementes podem ser colocadas diretamente no solo ou as mudas podem ser preparadas para serem transplantadas. Neste caso uma pré-seleção das melhores plantas é realizada antes do transplante.

Quando plantadas em sementeiras, vasos pequenos, copinhos de plástico ou de jornal, as mudas devem ser transplantadas quando tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. A germinação ocorre geralmente em menos de uma ou duas semanas.

As sementes devem ser plantadas com uma profundidade de 0,5 cm a 1 cm e devem ser cobertas com solo e matéria orgânica. Cada buraco deve conter 2 ou 3 sementes.

O brócolis pode cultivado em vasos dentro de casa, terraços, varandas e sacadas de apartamentos, ou outros espaços disponíveis para o cultivo, desde que a planta possa receber iluminação e irrigação adequadas. O substrato pode ser adquirido pronto em lojas de jardinagem. Quando da semeadura deve-se colocar de 2 a 3 sementes no centro do vaso, tendo como um cuidado colocar a semente a 1 centímetro de profundidade.

Solo

O solo adequado para plantação do brócolis deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e deve ser, em primeiro lugar, um solo fértil, com pH entre 6 e 7. No entanto, o brócolis é um vegetal que exige grandes quantidades de boro e molibdênio no solo para se desenvolverem plenamente, se o solo não tiver esses nutrientes as podem se desenvolver deformadas.

Adubação

É importante que o agricultor use adubos orgânicos como esterco de curral para alcançar o equilíbrio ou outro adubo que contenha os micronutriente boro e molibdênio. Uma alternativa é aplicar no solo bórax ou ácido bórico, ou alternativamente aspergir as folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. A solução pode ser preparada utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para cada 5 litros de água. Tais procedimentos devem ser feitos apenas quando realmente necessários, pois o excesso de boro também pode ser prejudicial. Para plantar áreas grandes, é recomendado fazer uma análise química do solo e procurar um engenheiro agrônomo para indicar a fertilização apropriada.

Espaçamento

Ao calcular o espaçamento, o produtor deve ter em conta que a distância entre as plantas, seja maior que o tamanho do brócolis e suas ramas, assim se terá espaço para se desenvolver. Entre cada planta recomenda-se um espaçamento de 30 cm a 60 cm, já entre as filas do plantio, o espaço deve ser de pelo menos 60 cm a 1 m de distância.

Clima

Os brócolis-de-cabeça são hortaliças que dificilmente crescem bem em locais onde a temperatura fique na faixa que vai de 6°C a 23°C. Já os brócolis-de ramas são mais tolerantes ao calor e podem crescer bem em temperaturas médias mais altas, de até 28°C.

Iluminação

Outro fator importante na plantação de brócolis é estar ciente da quantidade de luz que a planta recebe. Em ambientes domésticos é necessário cultivar brócolis em locais que recebem alta luminosidade. Já em pomares, os brócolis devem receber algumas horas de luz solar.

Irrigação

A irrigação do brócolis deve ser feita com muito cuidado, pois o solo deve ser mantido úmido, mas não muito. O excesso de água aumenta a proliferação de bactérias e doenças, portanto, deve ser evitada. Se necessário, é possível instalar o método de irrigação por gotejamento que mantém o solo úmido, evita a inundação do solo e evita o desperdício de água. Quando irrigar procure não molhar muito as folhas, para evitar o surgimento de fungos.

Colheita

O transporte e a colheita devem ser feitos de noite, com o solo bem regado, porque a planta é muito sensível. Além disso, o produtor deve estar atento à presença de plantas invasoras e insetos que possam surgir. Verifique regularmente o brócolis para aumentar o controle e prevenção de doenças.

O tempo de colheita varia entre os tipos de brócolis, pode ser colhido entre 75 e 100 dias após a semeadura. O tipo de rama tem um período mais curto para a colheita, variando entre 60 e 90 dias. O brócolis de rama oferece a vantagem de ser mais produtivo, porque tem inflorescências em intervalos de 5 a 10 dias até o final da floração.

O brócolis é um alimento versátil que agrada a todos, então nada melhor para oferecer a sua família um produto rico em nutrientes e qualidade. A plantação de brócolis pode ser uma boa oportunidade para os agricultores, pois é um alimento saudável, com vários benefícios para a saúde e muito saboroso.

Referências:

http://ecoinventos.com/beneficios-y-propiedades-del-brocoli/

Deixe uma resposta