kiri japonês

Árvore kiri japonês, a árvore do futuro

A luta contra a desertificação e as alterações climáticas pode ter um grande aliado na própria natureza. A árvore kiri japonês possui entre outras qualidades a importante propriedade de recuperar um solo improdutivo e deixa-lo apto para ser utilizado com qualquer tipo de cultivo, contribuindo para o combate à desertificação. As suas raízes profundas permitem controlar e estabilizar a erosão do solo. Suas folhas são ricas em nitrogênio e fornecem nutrientes para o solo se recompor.

Como se isso não bastasse, a árvore kiri japonês cresce muito rápido. E não é só isso, esta árvore absorve 10 vezes mais dióxido de carbono do que qualquer outra árvore, e emite muito mais oxigênio. Tem ainda a possibilidade do aproveitamento da folhagem para o gado, o uso potencial para reflorestamento de terras degradadas, além de seu valor como planta ornamental. Por isso é ideal para combater o aquecimento global devido aos efeitos das alterações climáticas. Com as demais qualidades intrínsecas essa árvore poderá ser uma boa oportunidade de negócio.

A Paulownia tomentosa, conhecida popularmente no Brasil como kiri japonês ou simplesmente kiri é uma árvore originária do norte da China e Coréia. É encontrada também no Japão e foi introduzida na Europa, em 1834, via Japão. A espécie foi nomeada por Philipp Franz von Siebold em homenagem a Ana Pavlovna da Rússia, princesa dos Países Baixos, filha do Czar Paulo I da Rússia.

São árvores decíduas que podem alcançar até 25m de altura com um tronco de até 1m de diâmetro. Apresentam folhas grandes com até 30 cm de comprimento e 25 cm de largura. As folhas são pilosas, verde escuro com forma ovalada e de coração, distribuídas nas hastes de maneira oposta e alternada. As flores aromáticas são tubulares, de coloração violeta distribuídas em panículas. O fruto é uma cápsula seca oval contendo milhares de sementes minúsculas. A madeira oriunda de seu caule é bastante leve.

Imagem árvore kiri japonês.

 

aaa A árvore do futuro kiri

Suas características fisiológicas permitem que esta árvore se adapte a uma grande variedade de climas. A gama de temperaturas a que podem se adaptar é muito ampla, desde -20 ° C a 45 ° C, mas encontram o seu intervalo óptimo para um bom crescimento em altura e diâmetro entre 24 ° C e 29 ° C. Elas podem conseguir se desenvolver em áreas com precipitação anual próxima de 150 mm, tornando necessárias regas de verão. Se adaptam a todos os tipos de solo, preferindo os solos bem drenados e ligeiramente argilosos com um pH entre 5,5 e 8. Seu porte é reto e com poucos nós, o que a torna interessante para a indústria madeireira. Após o corte se regenera de forma vigorosamente até 7 vezes.

Economicamente o cultivo da árvore kiri japonês pode ser orientado para a obtenção de biomassa ou para a produção de madeira de excelente qualidade, ambas muito rentáveis. Seu principal valor comercial e industrial encontra-se em seu rápido crescimento, muito maior do que o alcançado por outras espécies arbóreas, tornando-se muito produtiva e rentável.

Utilização da madeira da árvore kiri japonês.

Árvore kiri

A sua madeira é de excelente qualidade, sendo muito leve e forte, apresentando uma secagem rápida e não é facilmente deformada. É muito maleável e tem excelentes qualidades como isolante. É muito utilizada para a fabricação de móveis, persianas, estruturas, instrumentos musicais, acabamentos de aeronaves, embarcações, pisos, móveis de jardins, plataformas de barco, etc. O país com a maior demanda por esta madeira é o Japão.

Além da grande versatilidade na aplicação a madeira da árvore kiri japonês, possui especial aplicação nas artes plásticas, especialmente no uso pelos escultores precisamente por causa de sua suavidade; em combinação com a sua difícil combustibilidade e falta de deformação, é ideal para escultura em madeira. Por último, mas não menos importante na lista de qualidades desta madeira, menciona-se a sua suavidade e a falta de nódulos. De outra parte, as Paulownia acumulam os taninos na madeira tornando-a resistente à invasão de carunchos e cupins.

Flores da árvore kiri japonês.

A árvore do futuro kiri japonês

Além do plantio com fins agrícola e industrial com o objetivo de obtenção de madeira, a árvore kiri japonês é plantada como fonte de néctar. Suas flores são abundantemente ricas em néctar e o mel obtido a partir delas é de alta qualidade. Suas qualidades surpreendentes fizeram dela uma espécie de planta obrigatórias também para parques e jardins, não só na Ásia, mas também nos EUA e na Europa.

O fato exposto até agora justifica categoricamente que a Paulownia tomentosa não é apenas uma espécie de uma árvore a mais, mas é uma maneira de fazer um bom negócio. Agricultura, energia, pecuária, meio ambiente, arte ou ciência, independentemente da área de seus interesses comerciais, se vai encontrar um lugar para a árvore kiri. Com ela o futuro é mais seguro, mais caloroso e mais seguro. Há sempre tempo para aproveitar de suas possibilidades.

Em vista de seus benefícios o estado do Texas nos Estados Unidos começou a implementar um projeto chamado Kiri Revolution (A Revolução Kiri), que consiste em plantar um milhão de Kiris a fim de recuperar as áreas com solos degradados. O projeto tem o objetivo além da recuperação dos solos, mas também para combater as alterações climáticas por sua absorção até dez vezes mais de dióxido de carbono do que qualquer outra árvore no mundo, e além de emitir grandes quantidades de oxigênio.

Se essa experiência for bem sucedida, a árvore mais resistente do mundo poderia ajudar a recuperar muitas regiões do nosso planeta cada vez mais degradado.

Referências:

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulownia_tomentosa

Paulownia Argentina Kiri: http://www.paulowniaargentina.com.ar/

Agriculturers Red de Especialistas en Agricultura: http://agriculturers.com/el-arbol-que-puede-salvar-al-mundo-una-oportunidad-de-negocio/

 

22 comentários em “Árvore kiri japonês, a árvore do futuro”

  1. Olá. Achei muito interessante a reportagem e fiquei interessado em conseguir uma muda desta árvore. Ela está disponível no Brasil, particularmente em São Paulo?. Há sementes ou madeira dela à venda no mercado?
    Meu interesse se deve a que gosto de artesanato e luteria.
    Agradeço e parabenizo pelo artigo.
    Obrigado.
    Abs. Assis

    1. Rogério,
      Em atenção, ao seu comentário informo que no Brasil ainda há poucas recomendações técnicas acerca do plantio da Paulownia. Nos EUA para plantio é recomendado um local relativamente plano e bem drenado. A Paulownia não se dá bem em planícies inundadas ou vales baixos onde a água pode se acumular. O tipo de solo franco arenoso é o melhor. Plantar uma cultura de feijão ou soja, um ano antes do plantio, adicionará nitrogênio ao solo. A terra deve ser lavrada e colocada em fileiras paralelas. Recomenda-se o plantio de mudas de Paulownia com 3,0 a 3,6 m de distância. O plantio de culturas temporárias inibirá o crescimento de ervas daninhas, que se deixar crescer competiriam com as árvores.
      Vendas de sementes: Internet “Mercado Livre” e outros.
      Mais informações: http://www.treeplantation.com

  2. Tenho uma área de 4hac montanhoso e com água num local de 700m acima nível do mar. Gostaria de saber qual o melhor tipo de plantio para rendimentos futuros. Também gostaria de saber sobre empresas que compram a madeira, folha e flores do kiri japonês.
    Aguardo resposta.
    Gratidão .

    1. Na decisão da escolha de uma atividade agropecuária deve ser levado vários aspectos: 1- Se a área for pequena, (4 ha) pode ser uma alternativa as atividades de exploração intensiva como exemplo a produção de hortaliças, confinamento de bovinos, suínos e frangos. Se a área for mais extensa pode-se explorar culturas permanentes como fruteiras, silvicultura e pecuária extensiva. Certamente é fundamental se ter opções garantidas para venda no mercado. Uma boa planilha de custos dos investimentos, insumos e mão de obra e estimativa da produção e receitas será importante para a decisão.

    2. Bom dia! Sou fabricante de pranchas de surf, Caique, Sup, remos… e também artigos para design de interiores. O consumo desta excelente madeira está aumentando muito e vai aumentar mais em todos os setores. Quase ninguém conhece, e quem conhece se encanta. Madeira incrível. Precisamos plantar para não faltar…infelizmente não tenho “terras” . ( Instagram draken brasil). Obrigado!

  3. Boa noite.
    Alguém já conseguiu cultivar arvores oriundas das sementes que são vendidas pelo mercado Livre?
    Alguém ja viu essa árvore em solo brasileiro?
    Nós acabamos de comprar as mudas, e gostaria de trocar informações sobre o cultivo delas.
    Ja li muito a respeito, e estou encantada !!!
    Quero conseguir tê-las aqui em minha chácara!

    1. Boa tarde. Eu tenho mudas para vender. Se tiver interesse favor entrar em contato. A germinação de semente é muito difícil. (49) 99970-0099.

    1. A kiri japonesa são árvores que podem alcançar até 25m de altura com um tronco de até 1m de diâmetro. Suas raízes são superficiais e muito fortes, além disso, é conhecida por ter raízes agressivas, que podem invadir canteiros vizinhos e causar problemas em construções. Por este motivo, o plantio em calçadas e jardins pequenos não é recomendado.

  4. boa tarde, meu nome é Rui nao sei como mas nasceu uma arvore deste tipo
    em casa em um vaso fiquei muito curioso em estudar sobre ela e descobri que é o kiri ela cresce muito rápido ja esta com 1,20cm vou começar plantar essa especie sou de Ribeirao Preto tenho um rancho em Minas estou querendo investir nela Meu filho esta estudando agronomia ja vai me ajudar muito minha é profissão fotografo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.